CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Em Camberra, Selecção Nacional de Cross-Country (XCO) compete no Campeonato do Mundo nos escalões Sub-23 e Juniores. Com fortes ambições na corrida júnior, na próxima quinta-feira, a equipa portuguesa conta a seu favor com a experiência acumulada de dois anos de competição internacional

A Selecção Nacional de Cross-Country (XCO) estreia a sua presença nos Campeonatos do Mundo de BTT depois de amanhã, com a disputa da prova de Juniores, na qual a equipa portuguesa parte à conquista de um resultado histórico. Acompanhando a evolução internacional do seus jovens betetistas cujo principal feito data da conquista da quarta prova da Taça do Mundo, em Madrid, em Maio, Portugal estará representado nos Mundiais de Camberra, na Austrália, por quatro atletas, três da categoria Junior e um betetista do escalão Sub-23.

A aposta na formação de novos valores na única disciplina olímpica de BTT tem por fito a obtenção de resultados internacionais e, a médio prazo, a estreia de um atleta português nos Jogos Olímpicos de 2012.

Com várias presenças em competições internacionais, David Rodrigues, vencedor da Taça do Mundo Júnior em Madrid, Mário Costa e o actual campeão nacional de XCO, Ricardo Marinheiro, competem na corrida júnior cuja prova está prevista para esta quinta-feira pelas 10h30. Já Tiago Ferreira, campeão nacional Sub-23, compete sexta-feira quando o horário australiano ditar as 14h00, menos nove horas em Portugal Continental.

A Selecção Nacional em disputa dos Campeonatos do Mundo de BTT (Cross-Country):
Sub-23
Tiago Ferreira: Natural de Viseu, Tiago Ferreira (Blackjack-Castrovães) é bicampeão nacional de cross-country tendo dominado a época no seu escalão levando de vencida todas as provas da Taça de Portugal da disciplina. No Campeonato Europeu de Zoetermeer, em Julho, foi 32º. Tiago Ferreira correu ainda o Mundial de 2008, somando a 64º posição.

Júniores
Ricardo Marinheiro: Bicampeão nacional Júnior, Ricardo Marinheiro (Neves/Vauner/Ramalde) apresenta-se em Camberra após uma época marcada por prolongada lesão. Em 2008, foi o melhor júnior português no Mundial de Val di Sole (Itália), com o 26º lugar.

Mário Costa: Estreante num Campeonato do Mundo, Mário Costa (MSS - Póvoa do Varzim - Maxibikes) apresenta a seu favor a experiência acumulada em diversas participações internacionais com a Selecção Nacional. No último campeonato europeu foi 32º.

David Rodrigues: Vencedor em Maio da quarta prova da Taça do Mundo de Cross-Country na categoria Júnior obteve ainda a vitória final na Taça de Portugal. Corre pela ASC-Vila do Conde. No Campeonato da Europa foi 16º classificado. Em 2008 foi 54º no Campeonato do Mundo.

Fonte: UVP/FPC 2/09/2009