CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Pelo segundo ano consecutivo, o futuro do ciclismo desfilou em Felgueiras, no Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo, onde os mais jovens ciclistas competiram, no passado fim-de-semana, em provas de estrada e btt, numa festa conjunta que decorreu sob saudável espírito desportivo num ambiente de festa e confraternização.

De Norte a Sul do país, 369 jovens ciclistas debruçaram-se em provas de destreza e resistência repetindo a experiência do ano transacto, também em Felgueiras, que paulatinamente se afirma capital do ciclismo jovem.

O apoio da Câmara Municipal de Felgueiras na cedência do Parque Desportivo municipal foi fundamental a um convívio que reuniu as categorias base da modalidade - Iniciados, Infantis, Juvenis e Cadetes - em ambos os sexos e nas vertentes de estrada e btt. Se a categoria de Juvenis (13/14 anos) se apresentou a mais concorrida, com um total de 107 atletas, o pelotão feminino também se fez representar em peso, com 41 ciclistas e betetistas participantes.

Com um total de 30 escolas de ciclismo/clubes representados, a festa do ciclismo jovem decorreu "com melhoria de condições e o incansável apoio da Câmara Municipal de Felgueiras", avaliou Nuno Alves, responsável técnico pelo projecto de Escolas de Ciclismo da UVP-FPC.

"Tratou-se de um evento que, entre dirigentes e ciclistas mobilizou mais de meio milhar de pessoas, sem contar os pais dos jovens ciclistas que acolheram em grande número aos dois dias de provas. Voltamos a superar as expectativas de participação e receber apoio dos clubes e escolas de ciclismo participantes. O Encontro foi uma festa do ciclismo jovem", acrescentou.

O Encontro Nacional de Escolas deCiclismo que representa o culminar de vários Encontros Regionais durante o ano decorreu com o apoio da Câmara Municipal de Felgueiras e com a assessoria desportiva da Associação de Ciclismo do Minho.

Fonte: UVP/FPC 21/07/2009