CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A quarta edição da Volta a Portugal de Juniores sai amanhã para a estada, disputando-se até domingo, ao longo de 318,7 quilómetros e quatro etapas, uma delas um contra-relógio individual. 

A corrida começa com uma ligação de 104,5 quilómetros em terras do Oeste. Os corredores partem de Torres Vedras e terminam a jornada em Sobral de Monte Agraço, com a meta, no Centro de Transportes Rodoviários, a coincidir com uma contagem de montanha de terceira categoria. Pelo caminho haverá mais dois prémios de montanha, na serra da Vila (3ª) e na Ereira (2ª).

A segunda tirada é a mais extensa da Volta, com 115,1 quilómetros, e une a Praia da Areia Branca à sede do Centro de Ciclismo de Alcobaça, colectividade que venceu a edição transacta da prova, por intermédio de Amaro Antunes. A meta é também uma contagem de montanha de terceira categoria.

Arazede acolhe a caravana ao terceiro dia de competição, sendo local de partida e de chegada de um contra-relógio individual de 11 quilómetros.

As últimas pedaladas não deverão ser de consagração, mas de luta pelo ordenamento definitivo da classificação. Os 88,1 quilómetros de viagem entre Vila do Conde e Guilhabreu passam por duas selectivas subidas, uma delas na Senhora da Assunção. Apesar de ambas as dificuldades estarem longe da chegada, podem provocar dificuldades e seccionar o grupo dos favoritos.

Fonte: UVP/FPC 15/07/2009