CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Depois de uma estreia em 2008 marcada pelo frio e pela chuva, a segundo edição do Downhill Urbano da Guarda, terceira prova da Taça de Portugal de Downhill Urbano e do Troféu DHX Vodafone 2009, voltou a não colaborar com os participantes, embora apenas repetindo um daqueles elementos – a chuva.

Na verdade e apesar de se realizar já quase no final do mês de Junho, a verdade é que o dia amanheceu com muito nevoeiro, que viria dar a uma chuva intermitente na parte da manhã, mas mais intensa da parte da tarde, sobretudo por altura da segunda manga, o que logicamente impediu os principais favoritos de melhorarem as suas marcas.

Depois do seu percalço na Covilhã e da sua ausência em Sesimbra, Emanuel Pombo voltou à sua senda de vitórias, mas o piloto madeirense teve de se aplicar a fundo perante uma concorrência cada vez mais forte. Ao estabelecer o melhor tempo na primeira manga, Pombo conseguiu aí a o tempo que decidiu a prova, mesmo depois de ser também o mais rápido na segunda descida, justificando plenamente o triunfo: "Não foi fácil, como os tempos demonstram. Com a chuva que caiu na segunda manga sabia que era quase impossível melhorar as marcas anteriores, pelo que optei por arriscar o mínimo possível, sabendo que a vitória dificilmente me escaparia. E a partir de agora o objectivo continua a ser apenas um: ganhar!".

Com este triunfo, Emanuel Pombo recuperou a liderança do Troféu DHX Vodafone 2009 ao mesmo tempo que reduziu a sua desvantagem para os lugares cimeiros da Taça de Portugal.

Vencedor das duas últimas provas em que participou, Paulo Domingues voltou a ser a mais séria ameaça para Pombo, mas desta vez, ainda que por escassa margem, o “Amarelo” teve de se contentar com a segunda posição que, no entanto, lhe permite manter o comando na Taça de Portugal, passando de uma vantagem de 13 para 19 pontos sobre o seu adversário mais directo.

O último lugar do pódio de Elites foi conseguido por Joel Ferreira, sendo de referir que a ordem dos três primeiros se manteve inalterável nas duas descidas de prova.

Na competitiva categoria de Juniores, a classificação acabou por ser decidida na segunda descida e com mudança na primeira posição, pois Francisco Pardal (Team Mondraker) tinha conseguido apenas a segunda marca na primeira tentativa, ao ficar com um pedal agarrado numa rede, mas na segunda acabou por conseguir um tempo “canhão”, deixando distantes Rui Domingues (Bike Zone/Scott/ADA) e Leandro Liberal. No entanto, Pardal não evitou a sua descida para a terceira posição em termos da geral do Troféu DHX Vodafone.

Diana Rodrigues (Team Mondraker) foi uma vencedora solitária em Femininos, enquanto Avelino Faria (Team Commençal Sram) levou a melhor nos Veteranos B+C.

Nos Veteranos A, a luta foi muito intensa, com os ocupantes do pódio a terminarem separados por menos de dois segundos, com vantagem final para Gil Carmo (Team Mondraker), com esta formação a impor-se colectivamente. Essa igualdade esteve ainda presente entre os Cadetes, dando assim outra expressão ao triunfo de João Góis (Avalanche Vitória de Janes).

Finalmente na Promoção, a vitória apenas se decidiu na segunda descida, com Paulo Pinto (Art'Bike/Cicol-Covilhã) a repetir o seu sucesso na prova covilhanense, depois de um duelo muito interessante com Francisco Soares.

O Troféu DHX Vodafone 2009 prossegue no próximo fim-de-semana em Góis, numa prova igualmente válida para a Taça de Portugal de Downhill.

Classificação final:
1.º Emanuel Pombo (Liberty Seguros/Run & Bike/Spe), 2m 02,580s;
2.º Paulo Domingues, a 1,021s;
3.º Joel Ferreira (InfoBTT.com/No Tubes/ND), a 2,037s;
4.º Afonso Ferreira (Bike Zone/Scott/ADA), a 4,569s;
5.º Fernando Rosado (bttTrilhos), a 4,644s;
6.º Francisco Pardal (Team Mondraker), a 5,336s;
7.º Alexandre Oliveira (Legendbikes/Setubal BMX Clube), a 6,441s;
8.º Luís Gonçalves, a 7,302s;
9.º Helder Padilha, a 7,421s; ,840s;
10.º Luís Ribeiro (Team Mondraker), a 7,963s; etc.
Classificação do Troféu DHX Vodafone 2009 após a terceira prova:
1º Emanuel Pombo (Liberty Seguros/Run & Bike/Spe), 400 pontos;
2.º Paulo Domingues, 365;
3.º Francisco Pardal (Team Mondraker), 299;
4.º Luís Gonçalves, 199;
5º Joel Ferreira (InfoBTT.com/No Tubes/ND), 177;
6.º Daniel Pombo, 166;
7.º Alex Bond, 160;
8.º João Rodrigues, 126;
9.º Miguel Martinho, 115;
10.º Cesar Rojo (306 Premia de Dalt), 105; etc.

Fonte: UVP/FPC 29/06/2009