Foi confirmada nesta segunda-feira o percurso final e total da 71ª edição deste ano da competição, que decorrerá entre os dias 5 e 16 de Agosto, com a partida a ocorrer em Lisboa e a chegada final a Viseu.
Antes da primeira etapa, decorrerá uma apresentação oficial de todas as equipas participantes na prova, no dia 4 de Agosto, no Rossio, na Praça D. Pedro V. No dia oficial da partida, onde será efectuado um contra-relógio de dois quilómetros na Avenida da Liberdade.
Após ter igualmente recebido a prova em 2006, a capital volta agora a ser palco de um etapa da Volta à Portugal, desta feita acolhendo a etapa inaugural da prova. Contudo, na edição deste ano a prova não passará pelo Sul do país, como vinha sucedendo nas últimas três edições.
A chegada final da prova será novamente efectuada na cidade de Viseu, à semelhança do que aconteceu o ano passado, onde Xavier Tondo, ciclista da LA-MSS consumou a sua vitória final. Apesar de já definidos os pontos de partida e chegada, desconhecem-se ainda as quilometragens e itinerários específicos a percorrer em cada uma delas.
Inseriram-se neste edição dois novos locais de partida, mais concretamente Caldas da Rainha, palco da segunda etapa, e Trancoso, referente à quarta etapa. Repetidas serão as já tradicionais e emblemáticas chegadas ao alto da Senhora da Graça e à Torre, na Serra da Estrela, sendo que as etapas referentes a estas montanhas serão, como é habitual, decisivas na constituição da classificação geral final.
Depois de Lisboa, os corredores partem das Caldas da Rainha rumo a Castelo Branco, naquela que deverá ser a tirada mais longa da prova, seguindo-se uma exigente jornada entre Idanha-a-Nova e Guarda.
Na terceira e quarta etapas os corredores deparar-se-ão com as primeiras dificuldades de maior da prova, ao efectuarem os percursos entre Fundão e Gouveia, correspondentes à 3ª etapa, onde os ciclistas passarão eventualmente pelo alto da Serra da Estrela. Na 5ª etapa, constará quase certamente a chegada ao pico da Senhora do Monte, após a partida em Trancoso.
10 de Agosto representará o único dia de descanso para os ciclistas durante a prova, que será passado em Felgueiras.
Depois de quatro outras tiradas, maioritariamente talhadas para os "sprinters", com finais em Fafe, Santo Tirso, São João da Madeira e Aveiro e partidas em Felgueiras, Barcelos, Póvoa de Varzim, Gondomar e Oliveira do Bairro, vai acontecer a árdua subida à Torre, na véspera do último dia, com o "crono" final em Viseu.
Percurso da 71.ª Volta a Portugal:
05 Ago: Prólogo, Lisboa (CRI).
06 Ago: 1.ª etapa, Caldas da Rainha - Castelo Branco.
07 Ago: 2.ª etapa, Idanha-a-Nova - Guarda.
08 Ago: 3.ª etapa, Fundão - Gouveia.
09 Ago: 4.ª etapa, Trancoso - Senhora da Graça (Mondim de Basto).
10 Ago: Dia de Descanso (Felgueiras).
11 Ago: 5.ª etapa, Felgueiras - Fafe.
12 Ago: 6.ª etapa, Barcelos - Senhora da Assunção (Santo Tirso).
13 Ago: 7.ª etapa, Póvoa de Varzim - São João da Madeira.
14 Ago: 8.ª etapa, Gondomar - Aveiro.
15 Ago: 9.ª etapa, Oliveira do Bairro - Torre (Seia, Serra da Estrela).
16 Ago: 10.ª etapa, Viseu (CRI).
Fonte: UVP/FPC 22/06/2009