CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira) sagrou-se hoje vencedor da Taça de Portugal de elite, graças à segunda posição na Volta a Albergaria, última prova pontuável, ganha por Manuel Cardoso (Liberty Seguros). Apesar de a corrida se desenrolar na sua terra natal, Edgar Pinto não conseguiu manter a liderança.

A Taça de Portugal de elite teve emoção até ao último metro, decidindo-se apenas no derradeiro sprint da competição. A corrida de hoje, 158,9 quilómetros com partida e chegada a Albergaria-a-Velha, foi bastante táctica. Apesar de liderar por Edgar Pinto, a Liberty Seguros jogou ao ataque, colocando permanentemente homens em fuga. Partindo em desvantagem, o Palmeiras Resort-Prio-Tavira trabalhou em prol de Cândido Barbosa, anulando todas as fugas para levar o ciclista de Rebordosa em condições de conquistar a prova e a Taça de Portugal.

Na chegada ao sprint, Manuel Cardoso entrou na recta final com funções de lançador, com Edgar Pinto na roda. Enquanto isso, Cândido Barbosa perdera o seu lançador, Samuel Caldeiura, que foi tocado, inadvertidamente por um adversário. Depois de dois furos e de uma queda durante a jornada, tudo parecia encaminhado para que Edgar Pinto pudesse comemorar em casa. Só que o líder da Taça não conseguiu manter-se na roda de Manuel Cardoso, sendo ultrapassado por Cândido Barbosa, que ainda tentou chegar-se ao homem de Paços de Ferreira, mas sem sucesso. Manuel Cardoso, vencedor da edição do ano passado da Taça de Portugal, acabou por dar um prémio de consolação à Liberty Seguros.

A sexta e última corrida pontuável para a Taça de Portugal foi emocionante e movimentada, com poucos quilómetros a serem percorridos em pelotão compacto. As inúmeras tentativas de fuga esbarraram, todavia, na muralha tavirense, que comandou o pelotão durante toda a prova, anulando todas as investidas. Assim, foi um pelotão compacto que discutiu o triunfo, tendo Manuel Cardoso alcançado um triunfo de sabor agridoce, já que viu o companheiro de equipa Edgar Pinto deixar escapar a Taça de Portugal para Cândido Barbosa.

Por equipas, a vitória na Taça de Portugal foi conquistada pela Madeinox-Boavista.

“O objectivo passava por vencer a corrida e a Taça de Portugal. Infelizmente, a um quilómetro do final, o meu lançador foi tocado – involuntariamente, frise-se – por um adversário, o que me provocou um susto e impediu de estar mais na frente na hora de discutir o sprint. Desde que comecei a lutar pela Taça de Portugal, a equipa foi incansável e este triunfo é do colectivo, que soube sempre superar as dificuldades”.

Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), vencedor da Taça de Portugal 2009
CLASSIFICAÇÕES
Volta a Albergaria
Individual

1º Manuel Cardoso (LIberty Seguros), 3h51m26s
2º Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), mt
3º Nuno Marta (CC Loulé-Louletano-Aquashow), mt
4º Edgar Pinto (Liberty Seguros), mt
5º Pedro Soeiro (CC Loulé-Louletano-Aquashow), mt
6º Nelson Rocha (Madeinox-Boavista), mt
7º César Fonte (Cartaxo Capital do Vinho/CC JOsé Maria Nicolau), mt
8º Celestino Pinho (Fercase-Paredes Rota dos Móveis), mt
9º Sérgio Ribeiro (Barbot-Siper), mt
10º Luís Pinheiro (Madeinox-Boavista), mt

Equipas
1ª Liberty Seguros

Montanha

1º Tiago Machado (Madeinox-Boavista)

Metas Volantes
1º Hernâni Broco (Liberty Seguros)

Juventude
1º Marco Coelho (SM Feira/E. Leclerc/Moreira Congelados)

Geral da Taça de Portugal
Individual

1º Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), 95 pontos
2º Edgar Pinto (Liberty Seguros), 92
3º Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), 58
4º Luís Pinheiro (Madeinox-Boavista), 37
5º Manuel Cardoso (Liberty Seguros), 25

Equipas
1ª Madeinox-Boavista, 117 pontos
2ª Liberty Seguros, 115

Fonte: UVP/FPC 21/06/2009