CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A Taça de Portugal de Elite terá o seu desfecho no domingo, em Albergaria-a-Velha, com o líder, Edgar Pinto (Liberty Seguros), e o segundo, Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), separados por apenas dois pontos. No mesmo dia também será conhecido o vencedor da Taça de Portugal de Cadetes/Pousadas da Juventude. As Taças de XCO e de Trial também estão em discussão no próximo fim-de-semana.

A nona Volta a Albergaria vai decidir o vencedor da Taça de Portugal de Elite 2009. A prova de 138 quilómetros apresenta bastante selectividade, sendo o palco ideal para o desfecho do troféu federativo, que tem três pretendentes, embora dois deles partam em vantagem. O líder, Edgar Pinto (Liberty Seguros), corre na sua terra natal e está motivado para conseguir ganhar a Taça na segunda época como profissional. No entanto, dispõe de apenas dois pontos de vantagem sobre o experiente Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), vencedor das últimas três corridas pontuáveis para a Taça de Portugal. Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista) ainda tem possibilidades matemáticas de chegar ao primeiro lugar, mas parte com uma desvantagem de 19 pontos.

A corrida de 138 quilómetros começa às 11h00 de domingo, na Alameda 5 de Outubro, terminando cerca das 14h30 junto à Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha. O traçado, a percorrer em duas voltas, contém um desgastante sobe-e-desce que fará mossa e deixará na frente apenas os melhores homens do pelotão, entre os quais estará o sucessor de Manuel Cardoso, vencedor da edição transacta da Taça de Portugal.

Na véspera, o pelotão profissional português corre o Circuito do Porto, uma prova que se desenrola entre a Avenida da Boavista e o Castelo do Queijo, a partir das 15h30. Os corredores irão cumprir 32 voltas ao circuito, totalizando 73 quilómetros. Durante a manhã, no mesmo traçado, disputa-se uma prova “Aberta”, que juntará federados e não federados, numa manifestação desportiva popular.

Luta aberta em cadetes
A Taça de Portugal de Cadetes/Pousadas da Juventude também conhecerá o seu resultado definitivo no domingo, com a realização, em Gondomar, da última prova pontuável. São 62,3 os quilómetros que tudo decidirão. A partida será dada às 10h00, na Junta de Freguesia de Gondomar, esperando-se a chegada para cerca das 11h30, nas imediações da sede do Futebol Clube de Ramalde.

Ao contrário do escalão de elite, a discussão do triunfo final é mais aberta entre os cadetes. O actual campeão nacional de contra-relógio, Luís Sousa (Pato Cycles/Jaba/Arca de Noé), parte na dianteira, mas terá a concorrência de quatro outros ciclistas que ainda têm possibilidades matemáticas de vencer a Taça de Portugal de Cadetes/Pousadas da Juventude. O rival mais directo é José Gonçalves (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos), segundo, a 20 pontos do líder. Segue-se Jordy Reis (Seissa/Roriz/Givec), com menos 50 pontos do que o líder. A Silva & Vinha/ADRAP conta com o campeão nacional de fundo, João Pinto, e ainda com Tiago Ferreira para procurar o sucesso.

Minho em acção
A região minhota vai acolher duas competições pontuáveis para Taças de Portugal. Moreira de Cónegos é palco da quarta prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO). Os melhores betetistas desta especialidade estão a postos para darem seguimento à luta pelo prestigiado troféu de regularidade. A pista está aberta no sábado para treinos, mas é no domingo, a partir das 10h00, que se realizam as corridas.

Também no domingo e também no Minho prossegue a Taça de Portugal de Trial Bike. Os grandes especialistas nesta espectacular vertente do ciclismo têm encontro marcado para o Monte da Senhora da Guia (Belinho), em Esposende. Às 14h00 começa ali a quinta prova pontuável para a Taça de Portugal de Trial Bike.

DHI em Vila de Rei
Vila de Rei vai ser a capital do Downhill (DHI) português no fim-de-semana que aí vem, devido à realização do Super Slalom DHI de Vila de Rei, no domingo.

Fonte: UVP/FPC 18/06/2009