CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
GP Abimota no Sábado e disputa das diversas Taças de Portugal são os pontos altos do fim-de-semana velocipédico. No BTT, o destaque vai para a Taça de Portugal de Downhill Urbano em Sesimbra, ao passo que o BMX tem em Castelo Branco o seu palco de competição.

A 31º edição do Grande Prémio Abimota concentra as  atenções dos eventos velocipédicos de fim-de-semana (6 e 7 de Junho). O regresso do pelotão profissional e de equipas de clube - total de 14 formações - a uma prova com pergaminhos e um historial de revelação de jovens vencedores em edições recentes como Tiago Machado (2006), Vitor Rodrigues (2007) ou Filipe Cardoso (2008) é assinalado com um só dia de competição - sábado - repartido em duas etapas. Pela manhã, o pelotão parte em sistema de contra-relógio por equipas da Murtosa (11h00) até à Praia da Torreira na distância de 9.8 quilómetros. De tarde, a etapa em linha de 133 quilómetros pelo Vale do Vouga promete maiores dificuldades na ligação da Praia da Torreira (15h00) até o centro de Águeda (18h00).

Sábado é ainda o dia dos restantes principais eventos. A final da Taça de Portugal de Cadetes, em Sintra, por ocasião do 26º Prémio de Mato-Cheirinhos decorre paralela ao encontro de escolas no local, tal como a quinta prova da Taça de Portugal de Juniores. Por fim, as competições regionais prosseguem no mesmo dia com a realização da 21º edição do Circuito de Ávidos, a cargo da A.C. do Minho.

A Taça de Portugal de BMX tem a sua continuidade repartida pelos dois dias do fim-de-semana na Pista do Valongo, em Castelo Branco. No sábado corre-se a 5ª prova (a partir das 14h00) e, no dia seguinte, a 6ª corrida do troféu (10h00).

Por sua vez, domingo foi o dia escolhido para a realização da segunda prova pontuável da Taça de Portugal de Downhill Urbano (DHU) em Sesimbra. Depois da vitória de Emanuel Pombo (Liberty Seguros/Run&Bike) em Portalegre, a disputa do troféu prossegue numa realização Downstream e que promete emoção ao milésimo naquela cidade.

Acompanhe a actividade velocipédica  em www.uvp-fpc.pt

Fonte: UVP/FPC 05/06/2009