CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O duplo campeão olímpico, Julien Absalon, destilou classe e capacidade de leitura de corrida para vencer mais uma prova e reforçar a sua liderança na Taça do Mundo. Três portugueses na mesma volta do vencedor completam fim-de-semana positivo para o BTT nacional.

A participação portuguesa nas provas da Taça do Mundo realizadas em Madrid, neste fim-de-semana, ficou marcada pelo sucesso do júnior David Rodrigues, vencedor da sua prova. Na corrida de elite, disputada hoje, o azar impediu os portugueses de conseguiram resultados significativos, mas o facto de três lusos terem terminado na mesma volta do vencedor é considerado positivo pelo seleccionador nacional, Paulo Pais. Quem não teve qualquer percalço foi o francês Julien Absalon, mais forte no mano-a-mano com o suíço Ralph Naef, e vencedor da corrida principal.

A luta pela vitória foi emocionante, mas reduzida a dois homens desde a primeira metade da prova de 43 quilómetros. Julien Absalon e Ralph Naef rodaram em duo durante a maior parte da corrida. O campeão olímpico fez a maior parte das despesas da prova, levando o suíço quase sempre na roda. Na penúltima volta, o helvético adiantou-se e passou na meta com 11 segundos, o que aliado ao facto de o maior desgaste ter sido do gaulês fazia adivinhar o triunfo de Naef.

No entanto, o duplo campeão olímpico e quádruplo campeão mundial fez uma corrida inteligente. A 5 quilómetros do final, juntou-se a Naef, passando pelo suíço e pedalando isolado para uma vitória folgada. Ralph Naef teve de contentar-se com a segunda posição, a 1m06s. O terceiro foi o alemão Moritz Milatz.

Quem não esteve bem foi o campeão nacional de elite, Luís Leão Pinto, que teve uma participação marcada pelo azar, vendo-se forçado a abandonar. Uma avaria nas mudanças impedia-o de trocar os andamentos, um problema que se revelou intransponível perante as rampas mais acentuadas do percurso. Tiago Ferreira, ressentindo-se de uma lesão lombar, também teve de desistir.

A prova feminina foi ganha pela espanhola Margarita Fullana, que conseguiu bater por apenas 4 segundos a francesa Marie-Helene Premont. A norueguesa Lene Byberg foi a terceira classificada. A única presença na pauta classificativa coube a Joana Barbosa, 57ª, a 23m56s da vencedora.

“Este fim-de-semana marca uma participação muito positiva e um feito histórico para o BTT nacional. Depois da vitória ontem conquistada pelo David Rodrigues na corrida de juniores, assistimos hoje a três betetistas nacionais a terminarem a prova na mesma volta do vencedor. Não fossem os azares do Luís Leão Pinto e do Tiago Ferreira e não seriam três mas cinco atletas nessa posição”, disse Paulo Pais, seleccionador nacional.

CLASSIFICAÇÕES
Elite Masculinos
1º Julien Absalon (França), 1h44m32s
2º Ralph Naef (Suíça), a 1m06s
3º Moritz Milatz (Alemanha), a 1m59s
85º David Rosa (Portugal), a 14m15s     
87º Daniel Marques (Portugal), a 15m04s
94º Ivo Santos (Clube BTT Seia), a 17m08s     
101º Alexandre Grilhoto (Clube Montanhismo da Guarda), a 1 volta
109º Diogo Afonso (Portugal), a 2 voltas     
110º André Anes (MSS/Póvoa de Varzim/Maxibikes), a 2 voltas   
 
Elite Feminina
1ª Margarita Fullana (Espanha), 1h28m24s
2ª Marie-Helene Premont (França), a 4s
3ª Lene Byberg (Noruega), a 15s
57ª Joana Barbosa (Portugal), a 23m56s

Fonte: UVP/FPC 24/05/2009