CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O pelotão nacional de elite regressa à competição no próximo domingo, por ocasião da 15ª Clássica da Primavera – Troféu José Zeferino, segunda corrida pontuável para a Taça de Portugal. Esta prova, disputada em circuito, terá 156 quilómetros, cujo ponto mais difícil será a ascensão ao Monte de S. Félix, que será passada cinco vezes. A partida será dada na Praça do Almada, às 11h00, estando a chegada prevista para a Praça de Touros poveira, pouco depois das 14h30. A Taça de Portugal de Elite é liderada pelo espanhol Santiago Pérez (Madeinox-Boavista), vencedor da Clássica de Vieira do Minho, único corrida pontuável já realizada.

Mais a norte, também no domingo, corre-se a Taça de Portugal de Juniores. O jovem pelotão terá pela frente uma prova de 92,5 quilómetros com partida (14h00) da Praça do Município de Vila Real e chegada (cerca das 16h00) à Rua de Santa Iria, na mesma cidade transmontana. Será uma jornada muito dura, como é apanágio das competições velocipédicas que se realizam naquela região. Daniel Freitas (Silva & Vinha/ADRAP) lidera a Taça neste escalão, quando está ultrapassada apenas uma das cinco provas pontuáveis, mas terá a forte concorrência de muitos corredores, que estão rodados pela Volta ao Município de Loulé, realizada no último fim-de-semana.

A Taça de Portugal de BMX Race – uma das disciplinas olímpicas do ciclismo – prossegue no sábado e no domingo, dias em que se disputarão a terceira e a quarta corridas pontuáveis para aquela troféu. As provas decorrerão na pista de BMX de Loulé, na Lagoa de Momprolé. No sábado as hostilidades abrem ás 14h00, estando as corridas de domingo marcadas para as 9h00.

A Taça de Portugal de Trial Bike tem a sua segunda etapa no domingo, no Parque de Trial de Braga. Os atletas iniciam a actividade às 14h00, numa especialidade velocipédica de grande espectáculo, na qual a perícia sobre a bicicleta é o elemento mais importante, pois é preciso ultrapassar vários obstáculos sem tocar no solo com o corpo ou com qualquer parte da bicicleta que não sejam os pneus.

Ao nível do BTT, o fim-de-semana competitivo fica marcado pelo Downhill Urbano (DHU) da Covilhã, que levará àquela cidade beirã as emoções e o espectáculo dos saltos e das descidas em ambiente urbano. A prova, agendada para dia 19, pontua para o Troféu DHX Vodafone e integra o calendário internacional da UCI no escalão C2.

Fonte: UVP/FPC 16/04/2009