CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O campeão nacional sub-23, Ricardo Vilela, voltou a ser o melhor representante da Selecção Nacional na terceira prova da Taça das Nações, a corrida francesa La Côte Picarde, disputada na distância de 176 quilómetros. Portugal desceu da terceira para a sexta posição da Taça das Nações

O russo Timofey Kritiskiy venceu a clássica La Côte Picarde, terceira corrida da Taça das Nações de sub-23. O corredor português Ricardo Vilela terminou a competição gaulesa, disputada na região da Picardia, integrado no primeiro grupo, na 29ª posição. Juntamente com o actual campeão nacional sub-23 concluíram ainda a prova de 176 quilómetros, classificados num segundo grupo, Marco Cunha (48º) e Domingos Gonçalves (57º), no termo de uma corrida em que os ventos fizeram mossa e a selectividade dos quilómetros finais foi pouco complacente com as ambições portuguesas.

A dureza da prova do Norte da França, assinalada por sucessivos ataques desde os quilómetros iniciais, colocou desde cedo em esforço Marco Coelho e Carlos Baltazar. Os esforços iniciais hipotecaram qualquer chance de recuperação, tendo sido forçados a abandonar. Pior sorte teve Fábio Coelho, vítima de uma queda, após choque com um espectador. Na altura do incidente, que o deixou com diversas escoriações, Coelho seguia no primeiro grupo, já após a entrada no circuito final que, pelas suas dificuldades, quebrou o pelotão sobrevivente em dois grandes grupos.

A vitória na prova coube ao russo Timofey Kritskiy, que soube aproveitar uma ataque nos últimos cinco quilómetros para conquistar isolado a corrida, com o tempo de 4h12m10s. Em virtude da classificação obtida pelo melhor português, a Selecção Nacional não somou qualquer ponto no "ranking" da Taça das Nações. A próxima competição da Taça das Nações Sub-23, troféu conquistado em 2008 por Portugal, acontece no próximo sábado, com a disputa do ZLM Tour, na Holanda.

"Foi uma prova bastante dura, com ventos laterais e 'bordures' desde os primeiros quilómetros. Os nossos ciclistas reagiram mas as dificuldades iniciais foram prejudiciais a dois corredores, Marco Coelho e Carlos Baltazar. As sucessivas mudanças de direcção do vento e as dificuldades finais encarregaram-se de dificultar a acção das principais selecções da corrida, tendo o pelotão quebrado na parte final. A corda quebrou-se pelo lado mais fraco e, apesar de colocarmos bem o Ricardo Vilela, o mesmo não se sucedeu com o Marco Cunha e o José Gonçalves, isto após a desistência por queda do Fábio Coelho."
José Poeira, seleccionador nacional

CLASSIFICAÇÃO
La Côte Picarde - 176 KM
Média de 41.877 km/h
1º Timofey Kritskiy (Rússia), 4h12m10s
2º Yuriy Agarkov (Ucrânia), a 32s
3º Sep Vanmarcke (Bélgica), mt
4º Ramus Guldhammer (Dinamarca), mt
5º Alexander Kristoff (Noruega), mt
6º Marcel Kittel (Alemanha), mt
(...)
29º Ricardo Vilela (Portugal), a 34s
48º Marco Cunha (Portugal), a 2m41s
57º Domingos Gonçalves (Portugal), a 2m42s

Geral Taça das Nações (após três provas)
1ª (1)    Dinamarca 57 pontos
2ª (6)     Bélgica 35
3ª (2)     Colômbia 33
4ª (7)     Alemanha 30
5ª (5)     França 28
6ª (3)     Portugal 27
(...)
23ª (17) Suíça 2

Fonte: UVP/FPC 15/04/2009