CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
ciclsimo
David Rodrigues, Ricardo Marinheiro e Mário Costa conquistaram os três primeiros lugares da competição júnior em Banyoles (Catalunha). João Leal venceu nos cadetes, Tiago Ferreira foi o quarto melhor sub-23 em competição.  A selecção nacional de cross-country alcançou hoje, em Banyoles (Catalunha) uma expressiva vitória na prova junior pontuável para o Open de Espanha - Superprestigio Massi, prova de classe 1 e que assinalava o arranque de época, em competições XCO, de grande parte dos melhores betetistas mundiais.

David Rodrigues, Ricardo Marinheiro e Mário Costa preencheram o pódio 100 por cento luso na corrida júnior, um dos melhores resultados de sempre em competições internacionais neste escalão. A vitória de David Rodrigues, recente vencedor, em Castro Marim, da primeira prova da Taça de Portugal XCO foi acompanhada pelo festejo de Ricardo Marinheiro que, ao ser segundo, deu continuidade à liderança do Open de Espanha, após vitória conseguida, na passada semana, em Avilés. Por sua vez, Mário Costa, estreante com as cores da Selecção Nacional alcançou o terceiro lugar do pódio.

Por sua vez, no escalão cadetes, o único betetista português em competição seguiu as pedaladas dos seus colegas mais velhos e somou a vitória no técnico circuito daquela localidade em Girona.

Luis Pinto vítima de furo nos Elites, Tiago Ferreira quarto melhor sub-23
Nas restante categorias, a presença portuguesa foi notada, mas a exigência de um nível competitivo no qual marcaram presença, entre outros, o campeão olímpico e mundial Julien Absalon confirmou a esperada diferença de ritmo competitivo. Luis Pinto, único seleccionado nacional nos Elites, conseguiu um início de prova bastante positivo - foi vítima do arrebentamento do pneu da frente, sendo forçado a abandonar. A corrida no escalão máximo acabou conquistada pelo espanhol Ivan Alvarez, seguido pelo compatriota Jose Antonio Hermida e pelo francês Julien Absalon. Nos sub-23, a prestação de Tiago Ferreira fez prova do actual estatuto de líder da Taça de Portugal. O campeão nacional sub-23 foi quarto na sua categoria, ocupando o 28º no resultado combinado com os Elites. Por sua vez, Ricardo Vicente ocupou o posto 48º, tendo Diogo Afonso sido classificado na posição 73.  A corrida Elite feminina, sem representantes nacionais, foi ganha pela campeão mundial Marga Fullana.

"A prestação portuguesa superou as minhas expectivas com natural destaque para a conquista dos três primeiros lugares no escalão júnior. Foi a primeira competição de uma calendarização que, este ano, nos coloca em provas internacionais de grande valia e, depois de Banyoles, há que continuar a dar essa 'bagagem' aos nossos melhores atletas, que precisam deste ritmo de competição. O nosso teste de medição com outras selecções e atletas foi amplamente conseguido apesar da contrariedade mecânica que afectou o nosso representante Elite. É natural que o mesmo patamar de resultados não se verifique nas provas da Taça do Mundo, onde a concorrência será mais forte, mas a prestação generalizada dos atletas nesta prova reforça a confiança no grupo de trabalho e na obtenção de bons resultados"

Paulo Pais, seleccionador nacional de BTT
Resumo classificativo participação portuguesa
Elites
1º  Ivan Alvarez (Giant Italia)
2º Jose Antonio Hermida (Multivan-Merida)
3º Julien Absalon (Orbea)
(ab.) Luis Pinto (Portugal)

Sub-23
28º Tiago Ferreira (Portugal)
48º Ricardo Vicente (Portugal)
73º Diogo Afonso (Portugal)

Juniores
1º David Rodrigues (Portugal)
2º Ricardo Marinheiro (Portugal)
3º Mário Costa (Portugal)

Cadetes
1º João Leal (Portugal)

Fonte: UVP/FPC 08/03/2009