Vasco Pereira (Mortágua/DR Seguros) venceu hoje a segunda prova da Taça de Portugal de Sub-23. Ivo Fernandes (Bretescar/Sporting) é o novo líder da classificação geral.
Vasco Pereira (Mortágua/DR Seguros) ganhou hoje, no Cartaxo, a segunda corrida pontuável para a Taça de Portugal de Sub-23. Ivo Fernandes (Bretescar/Sporting) é o novo líder do troféu, ainda que esteja em igualdade pontual com Marco Coelho (SM Feira/E. Leclerc/Moreira Congelados).
A prova desta tarde, disputada em circuito, numa extensão de 145,1 quilómetros, começou a decidir-se ainda longe do final, quando um grupo extenso, com cerca de uma dúzia de corredores, escapou ao pelotão. A fuga ganhou corpo e percebeu-se que tinha todas as condições para ser vitoriosa.
Os ciclistas que pedalavam na frente também tiveram a noção de que o triunfo seria discutido entre eles. De todos, o mais forte foi Vasco Pereira, que resolveu atacar de longe para vencer isolado. O ciclista às ordens de Pedro Silva cumpriu a prova em 3h31m45s, à excelente média de 41,116 km/h.
O segundo classificado foi Fábio Coelho (Cartaxo-Capital do Vinho/CC JM Nicolau), que gastou mais 3m14s do que o vencedor. A melhor equipa foi a de Mortágua, ao passo que João Pereira (Tavira/Palmeiras Resort) conquistou as metas volantes e a classificação por pontos.
A luta pelo primeiro lugar da Taça de Portugal beneficiou Ivo Fernandes, que soma 115 pontos, resultantes do sexto lugar de hoje e do terceiro da prova inaugural. Marco Coelho também tem 115 pontos, porque foi quarto hoje e quinto há uma semana, mas perde nos critérios de desempate.
A Taça de Portugal de Sub-23 é um conjunto de cinco provas, estando a próxima agendada para o dia 15 de Março, em Trás-os-Montes.
Classificação 2ª Prova da Taça de Portugal de Sub-23
1º Vasco Pereira (Mortágua/DR Seguros), 3h31m45s
2º Fábio Coelho (Cartaxo-Capital do Vinho/CC JM Nicolau), a 3m14s
3º Pedro Paulinho (Mortágua/DR Seguros), a 3m18s
4º Marco Coelho (SM Feira/E. Leclerc/Moreira Congelados), a 3m48s
5º Carlos Baltazar (Aluvia/Valongo), mt
6º Ivo Fernandes (Bretescar/Sporting), mt
7º João M. Pereira (Tavira/Palmeiras Resort), mt
8º Amaro Antunes (Crédito Agrícola), mt
9º Casimiro Oliveira (Mortágua/DR Seguros), mt
10º João Pereira (Tavira/Palmeiras Resort), mt
Fonte: UVP/FPCiclismo 02/03/2009