CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A Taça de Portugal de Cross-Country (XCO) teve em Jose Melitão (GD Volta da Pedra) o seu primeiro vencedor do ano, ao cumprir o percurso técnico do circuito de Elites em Castro Marim diante Alexandre Guilhoto e Tiago Santos.

José Melitão, betetista setubalense, no primeiro ano no escalão Elite aproveitou a prova algarvia cotada no calendário internacional da União Ciclista Internacional (UCI) para acumular os primeiros 35 pontos na Taça de Portugal XCO, batendo a concorrência liderada por Alexandre Guilhoto (Clube Montanhismo Guarda) e Tiago Santos (Santa Cruz-Bicicastro), respectivamente segundo e terceiro classificados naquela que foi o terceira e última prova do fim-de-semana que abria a disputa das Taça de Portugal de Cross-Country (XCO). Ao cabo de uma corrida assinalada por problemas mecânicos que precocemente o afastaram dos lugares cimeiros, Luis Pinto (Lacoviana/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas), campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal de XCO, terminou a sua prova na quarta posição impossibilitado de repetir a vitória alcançada no ano passado.

Depois da corrida de Elites, o escalão sub-23 - uma das novidades introduzidas na presente edição da Taça de Portugal -  pautou-se por premiar corredores que apresentaram uma regularidade assinalável na época transacta. Numa corrida com duração inferior a duas horas, o campeão nacional Tiago Ferreira (Blackjack-Castrovães) rodou de acordo com o seu estatuto e impôs-se, ao cabo de sete voltas, diante de Ricardo Vicente (Bicisintra) e Renato Ferreira (GD Volta da Pedra), cabendo a Diogo Afonso (Casa SLB/VR Santo António), o quarto lugar.

Nos Juniores, o vice-campeão nacional David Rodrigues (Clube Montanhismo da Guarda) foi o grande vencedor cumpridas seis voltas ao percurso, terminando a prova com mais de dois minutos de avanço sobre Mário Costa (MSS-Povoa Varzim-Maxibikes) e Fábio Oliveira (Santa Cruz/Bicicastro).

Nas restantes categorias, Sandra Araújo (BTTrilhos), vencedor da Taça de Portugal na sua categoria em 2008 venceu nas Elites Femininas; João Leal (Team Bianchi), nos cadetes;  Magda Martins (MSS-Povoa Varzim-Maxibikes), nos cadetes femininos; Filipa Queirós (CC Spol Caixa Nova), juniores femininos; Davide Inácio (Nucleobike), veteranos A e Antonio Silva (Blackjack-Castrovães), veteranos B.

A competição algarvia que, reuniu quase três centenas de participantes, foi ainda assinalada pela realização de um Encontro Regionals de Escolas de Ciclismo e BTT, nas categorias de Iniciados, Infantis e Cadetes, numa festa da juventude que caracterizou a actual vitalidade da única disciplina olímpica de BTT e que, face ao ano anterior, sofreu um incremento de 30 por cento do número de participantes.

A próxima competição da Taça de Portugal de XCO decorre a 29 de Março em Ribeira de Pena numa organização Montycirclemix.

"Foi uma prova marcada por um nível muito elevado e de grande espectacularidade na maior parte das categorias, das quais, com naturalidade, se destacam os Elites com a vitória no Jose Melitão numa corrida espectacular e marcada por diversas contrariades, por exemplo, com o actual campeão Luis Pinto que, vítima de um problema mecânico, cumpriu grande parte de uma das voltas do percurso a pe. Por sua vez, a minha presença em Castro Marim foi importante para acompanhar a evolução de alguns atletas mais jovens e nos escalões interiores e que, a médio prazo, poderão integrar os trabalhos da Selecção Nacional."
Paulo Pais, seleccionador nacional de BTT

Classificações
Elites // oito voltas
1º José Melitão (GD Volta da Pedra), 2h12m09s
2º Alexandre Guilhoto (Clube Montanhismo da Guarda), a 2m02s
3º Tiago Santos (Santa Cruz/Bicicastro), a 2m04s
4º Luis Pinto (Lacoviana/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas), a 2m25s
5º José Silva (Team Bike Zone/Amarante), a 3m50s
6º David Rosa (Centro de Estudos de Fátima), a 3m58s
7º Ivo Santos (Clube BTT Seia), a 5m03s
8º João Marinho (Team Bike Zone/Amarante), a 5m50s
9º Vitor Santos (individual), a 5m53s
10º Tiago Dias (Tavira/Palmeiras Resort), a 8m25s

Geral Taça de Portugal
1º José Melitão (GD Volta da Pedra), 35 pontos
2º Alexandre Guilhoto (Clube Montanhismo da Guarda), 30 pontos
3º Tiago Santos (Santa Cruz/Bicicastro), 25 pontos
4º Luis Pinto (Lacoviana/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas), 20 pontos
5º José Silva (Team Bike Zone/Amarante), 15 pontos

Calendário da Taça de Portugal XCO
29-3  Taça de Portugal XCO#2 (Ribeira de Pena)   XCO/C2  Montycirclemix
19-4  Taça de Portugal XCO#3 (Avis)  XCO/C2  Montycirclemix
21-6  Taça de Portugal XCO#4 (Moreira de Cónegos)  XCO/ Nac.  Montycirclemix
5-7  Taça de Portugal XCO#5 (Tábua)  XCO/C2  Montycirclemix
27-9  Taça de Portugal XCO#6 (Caldas da Rainha)  XCO/C2  Montycirclemix

Fonte: UVP/FPCiclismo 02/03/2009