CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Primeira prova da Taça de Portugal sub-23 permitiu espectáculo de ciclismo na Morelena tendo Domingos Gonçalves (SM Feira-E.Leclerc) conquistado a vitória ao sprint. Sporting regressou ao ciclismo após 22 de ausência.

Domingos Gonçalves é o primeiro líder da Taça de Portugal Sub-23, conjunto de seis provas destinada aos corredores deste escalão, que hoje teve o seu início com 99.4 quilómetros disputados na Morelena, Pêro Pinheiro, numa prova organizada pela Associação de Ciclismo de Lisboa.

O natural de Roriz (Barcelos), no segundo ano como ciclista sub-23, conquistou a sua primeira vitória da época ao sprint, após revelar-se mais rápido diante da concorrência liderada por Marco Cunha (Aluvia-Valongo) e Ivo Fernandes (Brestecar-Sporting Clube de Portugal). Na quarta e quinta posição, com o mesmo tempo do vencedor, terminaram ainda Casimiro Oliveira (Mortágua-DR Seguros) e Marco Coelho (SM Feira-E.Leclerc-Moreira Congelados).

A corrida, marcada por ínumeras fugas e escapadas, acabou decidida na última volta gorada um último ataque que colocou cinco homens na dianteira. A perseguição movida pela Aluvia-Valongo neutralizou a ofensiva à entrada do último quilómetro permitindo a Domingos Gonçalves um forte arranque que lhe valeu a sua primeira vitória no escalão e, por acréscimo, a liderança na Taça de Portugal, este ano disputada exclusivamente por menores de 23 anos.

"A chegada era ligeiramente a subir. Arranquei com bastante força e conseguir ganhar. Tenho trabalhado bastante na procura de uma vitória e, finalmente, conseguir ganhar. É a prova que o trabalho faz as coisas acontecerem. Esta é a minha primeira vitória e por isso estou bastante satisfeito", revelou Domingos Gonçalves.

A corrida foi assinalada pela estreia competitiva da Brestescar/Sporting Clube de Portugal, no regresso à estrada de uma equipa com as cores daquele clube após 22 anos de ausência. A competição inicial do Sporting colocou um homem no pódio, Ivo Fernandes, que terminou na terceira posição.

Na classificação por equipas, a melhor foi a SM Feira-E.Leclerc-Moreira Congelados, seguida da Bretescar - Sporting e do Crédito Agrícola. A próxima prova da Taça de Portugal Sub-23 decorre a 01 de Março, sob a égide da Associação de Ciclismo de Santarém.

CLASSIFICAÇÕES
Geral individual
Circuito da Morelena, 99.4 km / Média de 42.1 km/h
1º Domingos Gonçalves (SM Feira-Leclerc-Moreira Congelados), 2h21m05s
2º Marco Cunha (Aluvia-Valongo), mt
3º Ivo Fernandes (Bretescar-Sporting CP), mt
4º Casimiro Oliveira (Mortágua-DR Seguros), mt
5º Marco Coelho (SM Feira - Leclerc - Moreira Congelados), mt
6º Joao Pedro Pereira (Tavira-Palmeiras Resort), mt
7º Amaro Antunes (Crédito Agrícola), mt
8º Fábio Sá (crédito Agrícola), mt
9º Fábio Coelho (Cartaxo-Capital do Vinho/CCJM Nicolau), mt
19º Fábio Silvestre (SM Feira - Leclerc - Moreira Congelados), mt

Equipas
1ª SM Feira - Leclerc - Moreira Congelados, 7h03m27s
2ª Bretescar - Sporting, 7h03m39s
3ª Crédito Agrícola, 7h03m57s
4ª Mortágua - DR Seguros, 7h04m15s
5ª Tavira - Palmeiras Resort, mt

Geral Taça de Portugal
1º Domingos Gonçalves (SM Feira-Leclerc-Moreira Congelados), 75 pontos
2º Marco Cunha (Aluvia-Valongo), 70 pontos
3º Ivo Fernandes (Bretescar-Sporting CP), 65 pontos
4º Casimiro Oliveira (Mortágua-DR Seguros), 60 pontos
5º Marco Coelho (SM Feira - Leclerc - Moreira Congelados), 55 pontos

Calendário da Taça de Portugal de Sub-23
22 de Fevereiro: Morelena, Pêro Pinheiro (AC Lisboa)
1 de Março: AC Santarém
15 de Março: AC Vila Real
5 de Abril: AC Algarve
17 de Maio: AC Setúbal

Fonte: UVP/FPCiclismo 22/02/2009