CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Primeiro vencedor da época velocipédica bateu ao sprint Edgar Anselmo e Fábio Coelho, ambos do  Cartaxo-Capital do Vinho. XX Troféu RTP abre amanhã época de profissionais.

Bruno Sancho (DR Seguros/Mortágua) é o primeiro vencedor do ano entre os corredores das equipas de clube (vulgo sub-23), depois de ter ganho, esta tarde, a Prova de Abertura, uma corrida de 125,8 quilómetros entre Vilamoura e Loulé. O corredor que em 2008 foi profissional no Benfica confirmou o favoritismo, beneficiando do trabalho dos seus companheiros de equipa e tendo a vida facilitada por uma queda que envolveu alguns adversários, já nos metros finais. Na segunda e na terceira posições colocaram-se dois homens do Cartaxo-Capital do Vinho/CC JM Nicolau, Edgar Anselmo e Fábio Coelho, respectivamente.

As primeiras pedaladas do ano foram inspiradoras para Daniel Domingos (Cartaxo-Capital do Vinho/CC JM Nicolau), que escapou ao pelotão e permaneceu isolado durante algumas dezenas de quilómetros. As duas contagens de montanha do dia acabariam, no entanto, por ditar um novo ordenamento na corrida. O pelotão partiu-se, só resistindo os mais bem preparados, e o fugitivo foi absorvido. O primeiro beneficiado da situação foi o algarvio João M. Pereira (Tavira/Palmeiras Resort), que acabaria por ganhar a segunda contagem de montanha da jornada e por conquistar o prémio de melhor trepador da Prova de Abertura.

Os sucessivos ataques na parte final da prova não tiveram sucesso e as equipas da Aluvia/Valongo e DR Seguros/Mortágua assumiram as despesas do pelotão, tentando proporcionar uma chegada ao sprint aos seus homens mais rápidos, Marco Cunha e Bruno Sancho, respectivamente. Uma queda nos derradeiros metros impediu um despique mais aceso, abrindo portas a um triunfo folgado de Bruno Sancho.

"Houve algum azar de outros ciclistas, mas a minha equipa trabalhou muito bem e, por isso, merecemos a vitória. Senti-me melhor do que esperava, mas acabou por ser o resultado do bom trabalho que desenvolvi numa pré-época que foi bastante difícil. Agradeço aos meus companheiros pelo trabalho que me permitiram vencer", sintetizou o vencedor.

Classificação
1º Bruno Sancho (DR Seguros/Mortágua), 3h21m46s (Média: 34,469 km/h)
2º Edgar Anselmo (Cartaxo-Capital do Vinho/CC JM Nicolau), mt
3º Fábio Coelho (Cartaxo-Capital do Vinho/CC JM Nicolau), mt
4º Nelson Sousa (Crédito Agrícola), mt
5º Marco Coelho (SM Feira/E. Leclerc/Moreira Congelados), mt
6º César Fonte (Cartaxo-Capital do Vinho/CC JM Nicolau), mt
7º Ricardo Poloni (Cartaxo-Capital do Vinho/CC JM Nicolau), mt
8º Amaro Antunes (Crédito Agrícola), mt
9º Joao M.Pereira (Tavira-Palmeiras Resort), mt
10º Joni Brandão (SM Feira-E.Leclerc-Moreira Congelados), mt

Faro será amanhã o epicentro do ciclismo português, acolhendo a partida e a chegada do XX Troféu RTP/Prova de Abertura, uma corrida de 160 quilómetros na qual vai estrear-se o pelotão profissional português de 2009.

Fonte: UVP/FPCiclismo 15/02/2009