CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Emoção do downhill juntou mais de três centenas de pilotos em São Brás de Alportel na primeira prova da Taça de Portugal da disciplina. Prova inaugural da calendário internacional de BTT na Europa, voltou a contar com ampla participação estrangeira.

Numa pista ladeada por centenas de populares, a emoção do Downhill regressou este fim-de-semana a São Brás de Alportel, no Algarve, a fim de premiar Emanuel Pombo enquanto vencedor da primeira prova da Taça de Portugal de DHI. O piloto madeirense da Run&Bike/Liberty Seguros estreou-se a competir em 2009 e, na primeira ocasião, conheceu o sabor da vitória a expensas do actual campeão nacional da disciplina, Cláudio Loureiro (Team Bike Zone/Scott/ADA).

Num autêntico duelo de gigantes, no qual se perspectiva a época 2009, a vantagem inicial coube a Cláudio Loureiro, vencedor da primeira manga e fortemente motivado à defesa da vitória na Taça de Portugal da última época. Numa nova pista, no Arimbo, que substituiu a anterior descida do Cerro do Botelho, e que exige bastante “pedal”, ou seja, uma maior dose de resistência física, Loureiro estabeleceu o registo de 3:03.506.

Da parte da tarde, o cenário inverteu-se com a descida de Emanuel Pombo. O “vice” da Taça de Portugal DHI em 2008 foi protagonista de uma descida com melhor precisão, garantindo um “tempo” - 3:03.089   - que Cláudio Loureiro, último piloto na grelha de descida não conseguiu suplantar.

Fiel ao espírito internacional das últimas edições e que se manifesta num elevado número de pilotos estrangeiros, a prova de São Brás de Alportel – este ano, a sua antecipação fez com que fosse a primeira prova de BTT do calendário internacional da União Ciclista Internacional (UCI) – voltou a colocar no pódio um piloto forasteiro: o finlandês Robin Wallace, vencedor desta competição em 2008. Nas posições imediatas de uma prova que reuniu 307 pilotos, de quatro nacionalidades , classificaram-se José Borges (Team Commençal/SRAM) e Luis Ferreira (Individual), todos da categoria Elite.

Nas restantes categorias, o triunfo coube a Leonel Henrique (JD Fontainhas/Pirate) nos Juniores; José Silva (Six Team-Bike Zone), cadetes; Ana Martins (Team Començal/Sram), femininos; Márcio Rocha (Individual), Master 30, Joao Estevão (JD Fontainhas/Pirate), Master 40;  Vitor Gonçalves (Municipio de Alportel), promoção. A segunda prova da Taça de Portugal DHI, em Esposende, está agendada para 08 de Março numa organização Montycirclermix.

Resumo classificativo
Geral final – Elites – Taça de Portugal DHI
1º Emanuel Pombo (Liberty Seguros/Run & Bike), 3:03.089  (35 pontos)
2º Cláudio Loureiro (Team Bike Zone / Scott / A.D.A), a 0.417s (30 pontos)
3º Robin Wallner (Sparvägen CF), a 4.778s (27 pontos)
4º José Borges (Team Commençal/SRAM), a 7.304s (25 pontos)
5º Luís Ferreira (Individual), a 7.764s (23 pontos)
6º Renato Ventura (Team Berg Cycles/SportZone), a 8.143s (21pontos)
7º Ruben Martis (Clube Ana-Faro/Rentauto), a 8.301s (19 pontos)
8º Fernando Rosado (BTTrilhos), a 8.355s (17 pontos)
9º Daniel Pombo (Liberty Seguros/Run&Bike), a 8.484s (15 pontos)
10º Hélder Padilha (Team Baeta), a 9.167s (13 pontos)

Fonte: UVP/FPCiclismo 15/02/2009