CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Primeira concentração da Selecção Nacional de cross-country olímpico (XCO) no lançamento do novo ciclo olímpico decorre este fim-de-semana (sexta-feira e sábado) no Vimeiro (Lourinhã). Provas físicas na pista da Malveira constam no programa.

A primeira sessão de trabalho da UVP-FPC com atletas de alto rendimento de BTT da disciplina de Cross-Country Olímpico (XCO) decorre no próximo fim-de-semana (6 e 7 de Fevereiro) no Vimeiro (Lourinhã). O trabalho de campo a efectuar com os betetistas que se encontram na primeira linha para representar a Selecção Nacional nas diversas competições internacionais programadas para 2009 visará, entre outros elementos, a recolha dados fisiológicos na pista de ciclismo da Malveira, segundo uma metodologia que irá valorar a evolução de cada atleta durante o ano. O alojamento dos atletas e responsáveis decorrerá na Residencial Braga.

Este método, já utilizado com sucesso no acompanhamento do ciclismo de estrada - Portugal venceu em 2008 a Taça das Nações, mais importante troféu Sub-23 por selecções,- irá dotar alguns dos melhores atletas de XCO com as bases de trabalho e planificação rumo à estreia competitiva de atletas nacionais na disciplina de XCO nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Recorde-se que a disciplina de Cross-Country integra o programa olímpico desde 1996.Para a concentração no Vimeiro foram escolhidos os seguintes atletas:

Juniores
Ricardo Paulo Reis Marinheiro
David Miguel Costa Rodrigues

Sub-23
Tiago Jorge Oliveira Ferreira
Diogo Beatriz Gomes Afonso

Elites
Luis Alberto Leão Pinto
David João Serralheiro Rosa

Juntamente com o seleccionador nacional Paulo Pais e atletas, estarão presentes na concentração, o Coordenador Técnico Nacional BTT/BMX Alexandre Almeida, o médico Javier Resa, o professor de educação física Luis Lopes e o mecânico Miguel Caetano.

“Este primeiro estágio dá continuidade ao trabalho realizado desde há alguns anos com os atletas mais jovens do btt nacional. Estamos no início de um novo ciclo olímpico, temos desde cedo definir prioridades e preparar alguns dos nossos atletas para as grandes provas internacionais. Este estágio será seguido de mais duas concentrações semelhantes ao longo do ano, visando acompanhar os atletas que estejam nas melhores condições para representar a Selecção Nacional”
Paulo Pais, Seleccionador Nacional de BTT

Fonte: UVP/FPC 03/02/2009