CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Sérgio Paulinho lidera as esperanças portuguesas num bom resultado na prova rainha dos Campeonatos do Mundo de Estrada, que decorrem até domingo em Varese (Itália). Será precisamente no dia de encerramento que o futuro colega de equipa de Lance Armstrong, na Astana, partilhará a estrada com Nuno Ribeiro, Tiago Machado, Ricardo Mestre, Hélder Oliveira, Nélson Vitorino e Rui Sousa, os portugueses que estarão na longa maratona de 260 quilómetros.

A preparação de Paulinho passou pela recente presença na Vuelta, onde somou o seu segundo melhor resultado (26º), embora a sua missão fosse auxiliar o espanhol Alberto Contador. "Encaro a participação no Mundial com bastantes expectativas. Como se diz na gíria, não acabei a Vuelta 'morto', e tentei recuperar ao máximo. Não treinei como o Bettini [campeão em título, que foi à Vuelta preparar-se e abandonou antes da chegada a Madrid], mas as sensações são boas. O meu objectivo será... o melhor que conseguir", avaliou.

O português, por sinal, cumpriu a sua terceira Grande Volta a trabalhar para um líder que...venceu: Vinokourov (Vuelta 2006) e Alberto Contador (Tour 2007 e Vuelta 2008). "Sentimos a que a vitória também é nossa. Toda a equipa tem um único objectivo e todos trabalhamos para ele. Nestas circunstâncias não há muita margem para objectivos pessoais. É dar o máximo para ajudar a equipa", resume Paulinho, 28 anos, cujo futuro será na mesma Astana, mas agora trabalhando para Alberto Contador e... Lance Armstrong.

Fonte: O Jogo 26/09/2008