CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O Comité Director da União Ciclista Internacional (UCI), reunido no seu encontro anual por ocasião dos Campeonatos do Mundo de Estrada, elegeu por unanimidade Artur Moreira Lopes para o cargo de vice-presidente daquela federação internacional.

O actual presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo substitui no organigrama da UCI o holandês Hein Verbruggen, responsável pelo Comité Coordenador dos últimos Jogos Olímpicos, em Pequim.

O cargo que Artur Lopes passará a desempenhar junta-se, na mesma instituição, com o desempenho na qualidade de membro da Comissão Mundial de Estrada, do Conselho de Administração do Centro Mundial de Ciclismo e do Conselho da recém-criada Fundação da Luta Anti-Doping para o Ciclismo.

«Trata-se de um cargo que honra acima de tudo Portugal, pela minha parte sinto-me orgulhoso pela confiança depositada de todos os elementos que fazem parte do Comité Director da UCI, os quais entenderam ser a pessoa indicada para pacificar o ciclismo a nível mundial.

Aumentam consideravelmente as responsabilidades mas os conhecimentos que tenho da modalidade permitem que possa realizar um trabalho positivo», referiu Artur Lopes.

A estrutura de decisão da UCI passa a ser formada pelo presidente em exercício, o irlandês Pat McQuaid e por três vice–presidentes; Artur Moreira Lopes, o checo Vladimir Holecek e o cubano José Manuel Peláez.

fonte: UVP/FPC 25/09/2008