CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O ciclista vimaranense José Mendes foi pré-convocado para representar a Selecção Portuguesa nos Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Estrada a realizar, de 23 a 28 de Setembro, em Varese (Itália).

José Mendes vê novamente o seu trabalho reconhecido com a pré-convocatória para a selecção nacional da categoria a que ascendeu em 2008 (Elites), depois de ter representado várias vezes as cores nacionais como atleta das categorias de juniores e de Sub 23.

Portugal competirá nos Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Estrada com seis corredores na prova de fundo de Elite, a que acrescem dois lugares por preencher na prova de contra-relógio.

O seleccionador nacional José Poeira pré-convocou os seguintes corredores da categoria principal: José Mendes (Benfica), Cândido Barbosa (Benfica), Sérgio Paulinho (Astana), Rui Sousa (Liberty Seguros), Nuno Ribeiro (Liberty Seguros), Tiago Machado (Madeinox-Boavista), Nélson Vitorino (Palmeiras Resort-Tavira), Ricardo Mestre (Palmeiras Resort-Tavira) e Hélder Oliveira (Barbot-Siper).

Para as provas de Sub 23 dos Campeonatos do Mundo, a equipa nacional será formada por cinco atletas somando-se um atleta no caso Portugal terminar a Taça das Nações nos cinco primeiros lugares do "Ranking".

Os pré-convocados de Sub 23 são os seguintes: César Fonte (Benfica), Márcio Barbosa (Benfica), Carlos Baltazar (Benfica), Rui Costa (Benfica), Vítor Rodrigues (Liberty Seguros), Marco Cunha (Casactiva-Quinta das Arcas-Aluvia) Bruno Silva (Casactiva-Quinta das Arcas-Aluvia), Ricardo Vilela (Stª Maria Feira-E.Leclerc-Moreira Congelados), João Benta (Stª Maria Feira-E.Leclerc-Moreira Congelados), e Henrique Casimiro (Tavira-Palmeiras Resort).

Vencedor da Volta a Portugal do Futuro (Sub-23) do ano passado, José Mendes subiu este ano à categoria de elites e, ao serviço da equipa do Benfica, já participou em conceituadas provas no estrangeiro e ao lado de vedetas do ciclismo internacional. Na alta-roda do ciclismo internacional e no seu primeiro ano como atleta da categoria de elite, José Mendes foi o melhor português na Volta ao Luxemburgo (9º lugar na geral e 4º numa etapa) e estreou-se também na prova 'rainha" do ciclismo português, a Volta a Portugal em Bicicleta.

Com a clara missão - traçada pelo seu director desportivo, Orlando Rodrigues - de trabalhar para a equipa, José Mendes terminou a 70º Volta a Portugal na 40º posição, entre 109 corredores. Além do trabalho em prol da equipa, elogiado por vários intervenientes, José Mendes averbou um brilhante 21º lugar na difícil etapa que terminou na Senhora da Graça e um 17º lugar no contra-relógio final que terminou em Santa Quitéria (Felgueiras). No passado domingo, José Mendes foi o terceiro classificado no 67º Circuito da Malveira.

Após um ano a competir pela equipa de Sub 23 do Benfica, durante o qual venceu a Volta a Portugal do Futuro e conquistou outros resultados de relevo, José Mendes entrou este ano na 'alta roda' do ciclismo, participando e obtendo bons resultados em importantes provas internacionais e nacionais: Tour de Luxembourg, Volta à Turquia, Bayern Rundfahrt, Vuelta Ciclista Castilla Y Leon, Vuelta Ciclista Comunidad Valenciana, Volta ao Sotavento Algarvio, Campeonatos Nacionais, Classica Alcobendas e Clasica de Almeria.

Natural de Guimarães, onde nasceu a 24 de Abril de 1985, José Mendes tem vindo a conquistar, desde os escalões de formação, resultados de destaque, tanto ao serviço da Selecção Nacional como de clubes. Foi Campeão Nacional de Contra-Relógio de juniores e cadetes, conquistou um título de Campeão Nacional de Estrada (Cadetes) e venceu diversas provas em Portugal e no estrangeiro, entre as quais a Volta a Portugal do Futuro, a Volta a Castela e Leão e a Clasica de Pascua.

Presença regular nos trabalhos da Selecção Nacional, o corredor vimaranense foi o melhor português nos Campeonatos da Europa de Ciclismo de Estrada (Moscovo) e na 44ª Volta a França do Futuro. Em representação da selecção portuguesa disputou também os Campeonatos do Mundo de Zolder e Hamilton (Juniores), de Madrid, Salzburg e Estugarda (Sub23).

José Mendes fez também história no Campeonato do Mundo de Ciclismo Universitário ao conquistar o 14º lugar no contra-relógio individual e a 17ª posição na prova em linha, numa altura em que conciliava o ciclismo com a frequência do Curso Superior de Engenharia Electrónica e de Computadores do pólo de Guimarães da Universidade do Minho.

Fonte: Infordesporto 01/09/2008