CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

A comitiva portuguesa que está em Vilabassa, Itália, para disputar amanhã o Campeonato do Mundo de Maratona BTT fez hoje o reconhecimento de parte do percurso e ficou satisfeita com o que encontrou. A prova vai desenrolar-se por 119,9 quilómetros, nos quais a dureza será uma presença marcante ou não estivéssemos na região dos Dolomitas.

O desnível acumulado que os participantes terão de ultrapassar ascende aos 3822 metros, o que diz bem da selectividade do percurso. Estas características orográficas agradam aos cinco betetistas portugueses, abrindo boas perspectivas para o desempenho durante a maratona. Os ciclistas que defenderão as cores portuguesas são Hélio Ramos, João Marinho, José Silva, Luís Leão Pinto e Nuno Sabido.

O chefe-de-fila é o campeão nacional desta especialidade, Luís Leão Pinto, que se apresenta num bom momento de forma, como ficou demonstrado no fim-de-semana passado, quando o betetista integrou o pelotão profissional de estrada nos campeonatos nacionais, classificando-se na 20ª posição entre a elite do ciclismo português.

Apesar de esta ser a primeira participação de um seleccionado luso num Mundial de Maratona BTT, o seleccionador nacional, Paulo Pais, está optimista. “O reconhecimento do percurso, feito esta manhã, revelou um traçado que agrada à nossa equipa. O grupo está com um pensamento muito positivo, a motivação é fantástica e estou à espera de um resultado muito bom”, afirma o responsável técnico.


Fonte: UVP/FPC 04/07/2008