Fábio Silvestre, na 34.ª posição, foi o melhor representante nacional no Trofeo Karlsberg, prova alemã pontuável para a Taça das Nações de Juniores que se disputou de 22 a 25 deste mês.
O corredor do Crédito Agrícola/Alcobaça foi o mais bem posicionado da equipa portuguesa em todas as etapas de uma competição ganha pelo polaco Michal Kwiatkowski.
Com este resultado, Portugal não conseguiu somar qualquer ponto para o ranking da Taça das Nações, passando a ocupar o 14.º lugar dessa tabela. A liderança foi reforçada pelos polacos que se têm valido da classe de kwiatkowski para liderarem a competição mais importante a nível internacional no escalão júnior.
O seleccionador nacional, Nuno Alves, reconhece que partiu para esta competição com expectativas mais elevadas, mas aceita o desempenho dos seus corredores, marcado "por alguns azares, como furos em momentos decisivos das etapas".
Outro aspecto que poderá ter sido determinante para os resultados finais foi a inexperiência lusa, dado que Portugal não se apresentou com o colectivo mais experiente.
"Não podemos correr sempre com os mesmos ciclistas. É preciso dar experiência a mais corredores, até para ficarmos com um conhecimento mais profundo de cada um com vista a futuras convocatórias. Só testando vários elementos poderemos, mais adiante, saber quais as melhores opções para cada tipo de prova", explicou o seleccionador nacional.
Fonte: UVP/FPC 26/05/2008