CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O corredor nortenho Daniel Freitas foi o português em evidência nos Três Dias de Axel, prova internacional disputada ao longo de três dias e quatro etapas na Holanda. O seleccionado português esteve mesmo prestes a saborear a vitória - foi segundo na primeira etapa, a mais longa da prova.

Depois desse auspicioso resultado, Freitas, no primeiro ano da categoria, acabou prejudicado pela sua prestação no contra-relógio de 7.8 quilómetros, assinalado no dia seguinte. Nesse exercício de especialidade, o melhor representante luso foi Fábio Silvestre, na 53ª posição.

Daniel Freitas, contudo, subiu ao pódio final como vencedor do Prémio da Montanha, uma justa distinção perante a competitividade demonstrada pelo corredor penafieldense da Silva&Vinha/ADRAP.

Na geral individual, a vitória coube ao holandês Jasper Bovenhuis, digno sucessor no palmarés de uma prova que conta com 27 edições disputadas e na qual se incluem nomes como Servais Knaven (1989), Leon Van Bon (1991) ou Andreas Klier (1995).

Além de Daniel Freitas – 22.º lugar final - terminaram a competição aberta a selecções nacionais e clubes, Fábio Silvestre (69.º) e Rui Carvalho (74.º). Na última etapa, Luis Afonso, Pedro Paulinho e Alexandre Cruz, os restantes representantes da Selecção Nacional, desempenharam funções de defesa de Daniel Freitas mas foram forçados à desistência pela organização da corrida, após um atraso superior ao permitido pelo regulamento.

A Selecção Nacional júnior compete agora, na próxima quarta-feira, no Troféu Karlsberg, na Alemanha, terceira prova pontuável para a Taça das Nações.

"Alcançámos os objectivos que nos propusemos com a conquista da camisola da montanha, embora reconheça que, em termos de geral individual, não nos correu tão bem. Tratou-se de uma prova bastante difícil, na qual as maiores dificuldades foram as condições de prova, com estradas estreitas, os troços de paralelo que tivemos que abordar na companhia de um pelotão de 180 corredores. Não estamos habituados a este tipo de corridas, nas quais é preciso muita atenção para evitar cortes de tempo. Na Taça das Nações, na Alemanha, vamos tentar pontuar novamente embora reconheça que cada que vez será mais difícil, dado que as restantes selecções estarão atentas a todos os pontos possíveis ", disse Nuno Alves, seleccionador nacional.

Classificações:
1ª etapa: Philippine-Axel, 111.7 km
1º Markus Barry (DCM-GB) 2h39m55s
2º Daniel Freitas (Portugal) mt
3º Artur Kimisarek (Polónia) mt
2ª etapa: Axel - Axel, 7.8 km, CRI
1º Nathan Brown (Eua) 9m59s
2º Jasper Bovenhuis (Peddelaa) a1s
3º Jurgen Van Trijp (Zeeuws) a 4s
(...)
53º Fábio Silvestre (Portugal) a 36s

3ª etapa: Hulst - Axel, 104.3 km
1º Arman Kamyshev (Casazquistão) 2h28m50s
2º Tijmen Eising (Peddelaa) mt
3º Moreno Hofland (DistSel) mt
(...)
33º Daniel Freitas (Portugal) a 1m30s

4ª etapa: Strijpen - Strijpen, 104.4 km
1º Barry Markus (DCM-GB) 2h39m59s
2º Bruno Zana (Itália) mt
3º Peter Jan Polling (Holanda) mt
(...)
7º Daniel Freitas (Portugal) mt

Geral individual
1º Jasper Bovenhuis (Peddelaars) 7h58m44s
2º Erick Rowsell (Grã-Bretanha) a 7s
3º Rune Van Der Meijden (Restore) a 15s
22º Daniel Freitas (Portugal) a 2m24s
67º Fábio Silvestre (Portugal) a 7m05s
74º Rui Carvalho (Portugal) a 12m27s

Fonte: Infordesporto 20/05/2008