CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A Selecção Nacional de cross-country (XCO), a variante olímpica de BTT, esteve presente, no passado fim-de-semana, no Campeonato Europeu da especialidade, em St-Wendel, na Alemanha.

No regresso a Portugal, com a consciência de um "trabalho bem feito e de uma corrida sem incidentes", o seleccionador nacional Paulo Pais evidenciou a "prestação muito positiva". No regresso às competições internacionais de selecções, a equipa portuguesa fez-se representar por cinco atletas, após a ausência da única representante feminina, Sandra Araújo.

Em St-Wendel, Luís Pinto (Elites), David Rosa (Sub-23), e Ricardo Marinheiro, Diogo Afonso e David Rodrigues (Juniores) competiram nas respectivas categorias num percurso sem grandes dificuldades altimétricas.

Na primeira corrida do programa com seleccionados lusos, a prova júnior, no sábado, Ricardo Marinheiro - a principal aposta da selecção nacional num resultado individual entre os lugares cimeiros - partiu da terceira linha da partida, acompanhando os primeiros classificados nos momentos iniciais da prova.

A evolução da sua corrida pautou-se pela regularidade. Na primeira volta passou em 27º, na segunda foi 38º, na terceira volta foi 35º, na quarta alcançou o 33º lugar e, por fim, na quinta e derradeira volta terminou na 31ª posição final. Por sua vez, David Rodrigues, no decorrer da sua prova, manteve igualmente o mesmo ritmo, sem grandes variações.

A sua volta mais rápida foi a primeira (em 19m48s, com o 47º tempo) e, no termo da corrida, alcançou o 50º lugar. David Afonso, foi o terceiro representante nacional a terminar a corrida, ao cabo de uma prestação de ‘trás para a frente’, em recuperação de lugares.

Foi 69º na volta inaugural e, sobre o risco, alcançou a posição 61. A corrida foi ganha, de forma soberana, pelo eslovaco Peter Sagan, o melhor entre os 83 classificados e que registou o melhor tempo em cada volta, à excepção da última.

Entre os sub-23, coube a David Rosa a exclusividade da representação nacional. Numa prova muito competitiva, o atleta português, teve o seu melhor desempenho à passagem da terceira volta (44º), retrocedendo algumas posições, até ao 53º lugar, na sexta e última volta.

A corrida foi conquistada pelo suíço Nino Schurter que ultrapassou, na última volta, o francês Stéphane Tempier.

No domingo, o dia foi reservado à prova Elite. A corrida assistiu a uma verdadeira hegemonia suíça, com a vitória a pertencer ao helvético Florian Vogel, seguido do compatriota Christoph Sauser. O terceiro lugar do pódio pertenceu ao dinamarquês Jakob Fuglsang.

Luís Pinto, na sua primeira participação no Campeonato Europeu, representou com galhardia as cores nacionais tendo alcançado o 43º posto, entre 70 classificados.

O campeão nacional de XCM e actual dominador da Taça de Portugal XC teve a sua volta mais rápida na quinta passagem (40º) acabando a prova, duas voltas depois, na 43ª posição.

"Foi uma prestação muito positiva, em todas as categorias. Nos Juniores, o Ricardo Marinheiro fez uma prova regular e bateu novamente os corredores espanhóis, provando ser um justo líder da Taça de Espanha do seu escalão. Quanto ao David Rodrigues e David Afonso demonstraram ter capacidade para participar com os melhores a nível internacional e fizeram uma corrida acima da média nacional.

Quanto ao David Rosa e Luís Pinto, há muito que não se via um desempenho tão revelante num Europeu. Faço um balanço positivo desta experiência, enaltecendo o grupo de trabalho. São os melhores atletas, neste momento, a competir em Portugal".
 
 Fonte: UVP/FPC 19/05/2008