CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Ricardo Vilela (SM Feira/E. Leclerc/Moreira Congelados) foi o vencedor da primeira prova do Troféu RTP disputada em Pombal, na extensão de 119,5 quilómetros. 
Image 
Ricardo Vilela (SM Feira/E. Leclerc/Moreira Congelados) foi o vencedor da primeira prova do Troféu RTP disputada em Pombal, na extensão de 119,5 quilómetros, impondo-se sobre Nélson Oliveira e Marco Cunha (Casactiva/Quinta das Arcas/Aluvia), respectivamente segundo e terceiro classificados.

Na formação de Sobrado, para além de Cunha, o destaque vai também para José Martins, vencedor das duas contagens de montanha do dia, fazendo prevalecer as suas excelentes qualidades de trepador, que poderão ser determinantes em futuras provas do calendário velocipédico do escalão sub-23.

“Viemos ao Pombal para ganhar, a equipa revelou-se sempre muito unida e conseguiu mais uma boa prestação, mas não fomos capazes de alcançar os dois fugitivos na parte final da etapa. Esta competição está agora a começar e ainda há tempo para recuperar, pois as nossas perspectivas apontam para a conquista do Troféu RTP.

Claro que o terceiro lugar do Marco Cunha satisfez, em parte, os nossos anseios, bem como o triunfo do José Martins na montanha, mas queremos mais”, assim se exprimiu no final da corrida José Barrros, director-desportivo da Casactiva/Quinta das Arcas/Aluvia, revelando confiança nos seus corredores.

Perante uma prova difícil, com um traçado bastante complicado devido às muitas passagens estreitas e mau piso em determinados locais, o certo é que os corredores das onze equipas em prova não se coibiram em empreender um ritmo forte à corrida.

Contudo, as várias fugas registadas nunca fizeram perigar a eventualidade de acontecer uma daquelas surpresas que, por vezes, determinam um vencedor antecipado.

As grandes decisões haveriam de surgir já na parte final da corrida quando Ricardo Vilela e Nélson Oliveira conseguiram alguma vantagem sobre a concorrência, que chegou a ser de 40 segundos quando faltavam oito escassos quilómetros para o final da tirada.

A determinação com que os dois corredores souberam aproveitar o “brinde” acabou por justificar as duas primeiras posições que ocuparam no pódio, com Marco Cunha (Casactiva/Quinta das Arcas/Aluvia) a conseguir um honroso terceiro posto.

Para José Martins, rei da montanha neste 5º GP Terras de Sicó, as coisas só não foram perfeitas porque o corredor natural de Fafe esperava algo mais. “A nossa equipa encarou a corrida com espírito ganhador, com tem sido costume, mas nem sempre é possível chegar à vitória, pois os nossos adversários são valorosos

Foi importante este triunfo na montanha, conseguido com o apoio dos meus companheiros, e espero continuar a liderar o prémio, ainda que também aposte na conquista do Troféu RTP”, referiu o corredor da Casactiva/Quinta das Arcas/Aluvia.

O vencedor da corrida Ricardo Vilela (SM Feira/E. Leclerc/Moreira Congelados) juntou ainda ao êxito em Pombal o triunfo na contagem das metas volantes, enquanto que Nélson Oliveira (LA Sistemas/SSS/Trevomar) foi coroado como o melhor ciclista jovem, passando ambos a liderar os respectivos prémios.


Fonte: Infordesporto 18/05/2008