Os Campeonatos da Europa de cross country (XCO), variante olímpica do BTT, arrancam hoje em St. Wendel, Alemanha, prolongando-se até domingo. Portugal estará representado por seis atletas, que vão competir em quatro escalões diferentes.
A maior parte dos seleccionados lusos entram em acção amanhã. Os primeiros a sair para a pista são os juniores Ricardo Marinheiro, Diogo Afonso e David Rodrigues. Marinheiro é a grande esperança portuguesa de obter um lugar entre os primeiros classificados, dada a sua evolução como betetista e os resultados mais recentes, entre os quais se conta a liderança do Open de Espanha em juniores. Também amanhã compete o sub-23 David Rosa.
O domingo fica reservado para os escalões de elite, masculina e feminina. Entre as senhoras, vai estar a portuguesa Sandra Araújo à procura do melhor resultado possível perante uma concorrência mais experiente e mais habituada ao ambiente e ao andamento das grandes provas internacionais. Na elite masculina, o grande dominador da temporada nacional de XCO em 2008, Luís Pinto, vai ser a única aposta das cores nacionais.
O seleccionador nacional, Paulo Pais recomhece que “as expectativas que recaem sobre a Selecção Nacional em provas internacionais são elevadas, especialmente após o quarto lugar da Áurea Agostinho nos Mundiais de Downhill, no ano passado. No entanto, não pretendo criar pressões desnecessárias até porque para a quase totalidade dos seleccionados trata-se da primeira experiência a este nível. Tirando a geração de 2005 e 2006, no seguimento do trabalho do Professor Algarra, esta fornada de atletas é de um valor reconhecido. Espero por isso regressar a Portugal com um bom resultado”, afirma o responsável técnico nacional.
Paulo Pais define o circuito como bastante rápido, sem grandes dificuldades altimétricas.
Fonte: Infordesporto 16/05/2008