O Troféu RTP vai arrancar este domingo, dia 18 de Maio, com a realização do 5º Grande Prémio Terras de Sicó, em Pombal, competição aberta a equipas dos escalão Sub-23 que nos últimos anos tem merecido um destaque especial no panorama velocipédico nacional.
Constituído por um conjunto de sete provas, cabe à Bicicó – Clube de Ciclismo, de parceria com a Câmara Municipal do Pombal e com a Associação de Ciclismo de Aveiro, abrir este prestigiado troféu, que na edição do ano passado teve como vencedor o benfiquista Bruno Sancho, corredor que esta temporada passou a integrar a equipa profissional do emblema lisboeta.
Para a Casactiva/Quinta das Arcas/Aluvia, equipa que este ano se apresenta com ambições renovadas no intuito de chegar à conquista do Troféu RTP, do qual de resto já saiu vencedor na edição de 2005, ano em que Gilberto Sampaio superou a concorrência, a meta é bem clara. “Vamos tentar lutar pelo triunfo final, pois dispomos de um conjunto de corredores muito talentosos e que já deram provas do seu inequívoco valor. Basta recordar as recentes vitórias na Taça de Portugal e na Volta às Terras de Santa Maria, provas em que fomos superiores aos nossos adversários, que nos irão continuar a merecer o máximo respeito”, referiu José Barros, director-desportivo da formação de Sobrado.
Com uma extensão de 119,5 quilómetros, o GP Terras de Sicó vai para a estrada pelas 14h30 deste domingo, com partida marcada para o Largo de S. Sebastião, em Pombal. Antes de entrarem num circuito de oito voltas de 8,5 quilómetros cada, com seis passagens na linha de meta instalada junto ao Jardim Municipal do Pombal, os corredores farão o seguinte percurso: Vale das Lobas, Ponte de Assamaça, Outeiro da Cruz, Santiago de Litém, Casal das Freiras, Albergaria dos 12, Castelo da Gracieira, Fétil, S. Simão de Litém, Rossio, Santiago de Litém, Casal da Rosa, Tras-os-Matos, Vila Chã, Souto, Tissuaria, Carrapia, Abiul, Castelo, Carvalhal, Ramalhais, Ereiras, Pousadas Vedras, Vérigo, Vicentes, Melga e Mouriscas.
A única meta volante do dia verificar-se-á ao Km 23,5, junto ao Crédito Agrícola Pombal, havendo ainda duas contagens do prémio de montanha, a primeira de 3ª categoria (Km 33,5), e a segunda 2ª categoria (Km 48,3).
José Barros, director-desportivo da Casactiva/Quinta das Arcas/Aluvia, convocou para a deslocação a Pombal os seguintes corredores: Bruno Silva, Carlos Sabido, Hélder Leal, João Rego, Joel Lucas, Luís Moreira, Marco Cunha, Jorge Teixeira, José Martins e Rui Vinhas.
Equipas participantes: Casactiva/Quinta das Arcas/Aluvia, SM Feira/E.Leclerc/Moreira Congelados, LA Sistemas/SSS/Trevomar, Tavira/Palmeiras Resort, Maia/SEC/ABB, SL Benfica, Mortágua/ERA/DR Seguros, Imocom/Cartaxo/CC José Maria Nicolau, Centro Ciclismo de Loulé, Bretescar Ford/Fonotel/Ventosa, RMEventos Sintra e Crédito Agrícola.
Fonte: UC Sobrado 16/05/2008