CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Vitória na primeira contagem de Montanha do dia, dois ciclistas nos primeiros 15 da "geral" individual e um sempre honroso terceiro lugar na classificação colectiva foi o pecúlio da Fercase-Paredes Rota dos Móveis no primeiro dia do Grande Prémio Internacional Rota dos Móveis, este ano em terceira edição que hoje (quinta-feira) arrancou na Galiza (Espanha) com a ligação Santiago de Compostela-Padrón.

As primeiras pedaladas do 3.º Grande Prémio Internacional Paredes Rota dos Móveis foram "abençoadas" por Sant'Iago, patrono de Compostela e foram dadas perante uma verdadeira plateia cosmopolita, de tão diversas proveniências eram os inúmeros turistas que enchiam a Praça do Obradoiro.

Antes porém de se fazer à estrada, o pelotão observou um minuto de silêncio em memória de Bruno Neves, numa sentida homenagem ao jovem "sprinter" que perdeu a vida de forma tão trágica no passado fim-de-semana.

Em termos estritamente desportivos, a tirada ficou marcada pelos sucessivos ataques, sempre com os homens da Fercase-Paredes Rota dos Móveis a espreitar uma oportunidade para desferirem os seus ataques ao que o pelotão ia respondendo de forma atenta e vigilante.

Neste jogo de "gato e rato" era quase impossível fazer melhor mas, mesmo assim Alexis Rodriguez sempre conseguiu ganhar algum avanço e triunfar na primeira contagem pontuável para o prémio da Montanha.

Estava cumprida a primeira vintena de quilómetros e dado o mote para uma etapa que seria cumprida sempre em grande velocidade (média final superior a 42 quilómetros) com as tentativas de escapa a sucederem-se, assim como as quedas, fruto da chuva que de vez em quando fustigava o pelotão.

Com uma dezena de quilómetros para a chegada ainda tentou a Fercase-Paredes Rota dos Móveis um derradeiro esforço para isolar um dos seus corredores mas o pelotão reagiu prontamente e gorou os intentos dos comandados de Mário Rocha. Pena foi que essa "atenção" se transformasse em desatenção relativamente ao francês Nicolas Roche (Crédit Agrícole) permitindo-lhe ganhar um ligeiro avanço, suficiente para vencer a etapa e envergar a camisola amarela.

Foi pois com um misto de satisfação (por tudo haver feito para triunfar) e desilusão (pela forma impiedosa como todas as iniciativas dos seus pupilos foram "atacadas") que Mário Rocha analisou a tirada e estabeleceu metas para o segundo dia:
"Não estivemos mal mas gostávamos de ter feito um pouco mais. Sinto que os ciclistas estão bem e dispostos a dar o máximo para que a Fercase-Paredes Rota dos Móveis esteja em bom plano. Amanhã vai ser outro dia e vamos voltar à estrada dispostos a fazer melhor. Pode ser que com a chegada a Paredes tenhamos a sorte que nos faltou hoje em alguns momentos e possamos confirmar os nossos intuitos. Vamos continuar a trabalhar conscientes que se trata de um Prémio bastante duro e onde ainda estão por percorrer muitos quilómetros".

Refira-se que esta primeira etapa do Grande Prémio Internacional Paredes Rota dos Móveis teve um acompanhante muito especial na pessoa do presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, sempre pródigo no apoio à equipa da "sua terra", também ele confiante num ainda melhor desempenho nos três dias vindouros.

Amanhã (sexta-feira) cumpre-se a segunda etapa entre Pontevedra e Paredes, na distância de 182 quilómetros, com partida às 11.30 horas (hora local) e chegada às 14.50 horas. Pelo meio, três contagens para o prémio da Montanha em Alto Extremo, Portela do Vade e Lustosa.

Classificações - Geral Individual
1.º ROCHE, Nicolas Crédit Agrícole 03h40m41s
2.º HUNT, Jeremy Crédit Agrícole a 04s
3.º PACHECO, Francisco Barbot a 06s
4.º ZABALLA, Constantino LA MSS a 08s
5.º COSTA, Rui Benfica a 09s
9.º CUESTA, José Fercase-Rota Móveis a 10s
15.º CARDOSO, André Fercase-Rota Móveis a 10s
28.º MANCEBO, Francisco Fercase-Rota Móveis a 10s
31.º RODRIGUEZ, Alexis Fercase-Rota Móveis a 10s
34.º SANTOS, Virgílio Fercase-Rota Móveis a 10s
59.º RODRIGUEZ, Gustavo Fercase-Rota Móveis a 01m45s
60.º BARBOSA, Bruno Fercase-Rota Móveis a 01m45s
61.º JIMENEZ, Eládio Fercase-Rota Móveis a 01m45s

Por Equipas
1.º Crédit Agrícole 11h02:m33s
2.º LA MSS m.t.
3.º Liberty Seguros m.t.
4.º Fercase-Rota Móveis m.t.

Prémio da Montanha
1.º ZABALLA, Constantino LA MSS 13 Pontos
2.º VITORINO, Nélson Palmeiras-Tavira 10
3.º MESTRE, Ricardo Palmeiras-Tavira 7
5.º RODRIGUEZ, Alexis Fercase-Rota Móveis 5
7.º RODRIGUEZ, Gustavo Fercase-Rota Móveis 3
8.º SANTOS, Virgilio Fercase-Rota Móveis 2

Fonte: Infordesporto 15/05/2008