Ciclistas femininas dignificam camisola nacional
Participação esforçada e meritória em corrida de grande nível internacional
A Selecção Nacional Feminina participou ontem o V Prémio Cidade de Sevilha, primeira prova pontuável para a Taça de Espanha. Perante uma corrida com uma quilometragem bastante elevada para aquilo que é hábito nas provas portuguesas e perante adversárias de valor internacional, as atletas nacionais deram uma grande demonstração de empenhamento e de espírito de sacrifício, tudo fazendo para terminar a corrida no melhor lugar possível.^
O resultado mais vistoso acaba por ser o de Rosa Moreira, que conseguiu a nona posição no escalão júnior, uma corrida em que participaram 25 ciclistas. Na prova de elite e de sub-23, as dificuldades foram muito grandes, não só pela extensão da corrida – 98,6 km - como também pela velocidade fortíssima a que foi disputada – média de 37,294 km/h.
O percurso era algo duro e bastante técnico. Após uma subida inicial com cerca de 2,5 quilómetros, entrava-se numa zona de descida bastante sinuosa, onde era necessário um grande domínio sobre a máquina, já que qualquer atraso seria praticamente irreversível, pois à descida seguia-se uma zona plana com forte vento lateral, onde era muito complicado recolar.
As atletas portuguesas aguentaram-se na frente durante a primeira das três voltas, mas a segunda passagem pela subida deixou apenas Ester Alves entre as melhores. Foi já na última volta que a corredora nacional perdeu o contacto com a frente da corrida, tendo isso acontecido na fase de descida técnica.
Ester Alves terminou na 21ª posição, a 8m00s da vencedora, a espanhola Sílvia Tirado. Por 5 segundos, a ciclista portuguesa foi considerada fora do controlo, mas ficou na retina o excelente trabalho desempenhado e a capacidade de sofrimento demonstrados.
O mesmo pode dizer-se das restantes companheiras, que cumpriram os 98,6 quilómetros do percurso, mas que foram consideradas eliminadas ainda antes de cortarem a meta, devido ao atraso que então somavam.
“As nossas corredoras não estão habituadas a provas com esta extensão e com este ritmo, pelo que o esforço aplicado e a motivação com que representaram a Selecção Nacional merecem realce. Foi uma prestação, no global, de grande valor, porque as nossas ciclistas sofreram muito e dignificaram a camisola que vestiram”, resumiu o responsável técnico pela delegação nacional, Jaime Ambrósio.
Foram convocadas para esta prova em Espanha as seguintes corredoras: Ester Alves, Irina Coelho, Sónia Campos, Andreia Lopes, Rosa Moreira e Sandra Pinto.
Fonte: UVP/FPC 21/04/2008