CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Maurizio Biondo (Ceramica Flaminia) venceu este domingo na capital do Ribatejo, em plenas festas de S. José, a 3ª Volta ao Distrito de Santarém/RTP.  
Image 
Maurizio Biondo (Ceramica Flaminia) venceu este domingo na capital do Ribatejo, em plenas festas de S. José, a 3ª Volta ao Distrito de Santarém/RTP.

Era pouco provável que Maurizio Biondo perdesse a liderança neste último dia de prova, o que realmente não aconteceu, mas foram muitas as tentativas para contrariar esse favoritismo e a Flaminia teve de responder constantemente às movimentações no pelotão o que acelerou o ritmo da etapa. Os 154,6Km da tirada foram cumpridos em 3 horas 14 minutos e 40 segundos com uma média impressionante, para uma etapa em linha, de 47 Km/hora.

Biondo, camisola amarela à partida de Alcanena onde começou a quarta e derradeira etapa, esteve sempre bem resguardo pela equipa italiana que conseguiu suster os ataques rivais. O homem que ascendera na véspera à liderança da prova, durante o contra-relógio, saiu com 13 segundos de vantagem sobre o principal adversário Laszlo Bodrogi (Crédit Agricole). O húngaro, vice-campeão do mundo de contra-relógio com o pensamento nas bonificação de chegada, ainda tentou esbater a desvantagem com os segundos dados pelas metas volantes mas apenas conseguiu um segundo lugar no sprint especial em Alpiarça.

Em Santarém, na meta instalada na avenida D. Afonso Henriques, antecedida por uma pequena elevação que ajudou a seleccionar os mais fortes, impôs-se Manuel Cardoso (Liberty Seguros) que facturou a segunda vitória parcial nesta prova. Cardoso terminou à frente de Javier Benitez (Benfica) e Andreas Kloden (Astana).

Os resultados desta última etapa em nada vieram alterar a classificação geral e Maurizio Biondo confirmou a camisola amarela sucedendo a Lars Boom e a Robert Hunter na lista de vencedores da competição que mais uma vez contou com o apoio do Governo Civil de Santarém.

Nas classificações secundárias o destaque vai para Maxime Bouet (Agritubel), o melhor trepador nesta prova. O francês agarrou a camisola verde no primeiro dia e nunca mais largou o símbolo que premeia a melhor prestação nas contagens do prémio de montanha.

A camisola branca da classificação por pontos foi ganha, em definitivo, nesta última etapa por Manuel Cardoso e camisola laranja atribuída ao corredor jovem melhor posicionado foi entregue ao britânico Christopher Foorme (Barloworld) que terminou a 3ª Volta ao Distrito de Santarém/RTP na sexta posição.

A italiana Ceramica Flaminia venceu a classificação por equipas.

Declarações de Maurizio Biondo (Ceramica Flaminia) Vencedor 3ª Volta Distrito Santarém
"Não pensava ser possível ganhar esta prova. Foi uma vitória muito importante para toda a equipa, porque a etapa foi muito dura e a equipa esteve formidável a controlar os adversários. O último quilómetro foi muito difícil, mas estou num bom momento de forma e muito contente por ter vencido."

Fonte: Infordesporto 16/03/2008