CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Na primeira etapa da 3ª Volta ao Distrito de Santarém, disputada na tarde de ontem, a equipa do Benfica, sofreu uma contrariedade de vulto ao ficar privada de Ruben Plaza, o homem com quem o director-desportivo, Orlando Rodrigues, contava para discutir a vitória nesta corrida, organizada pela PAD.

Uma inflamação provocada por um furúnculo, situação agravada devido a uma queda, levou à desistência do corredor valenciano, que experimentou sérias dificuldades durante a etapa que ligou Fátima a Abrantes, na distância de 201,9 quilómetros. Ruben Plaza ainda resistiu até ao Km. 85, abandonando quando ainda tinha pela frente o troço mais acidentado do percurso.

A desistência forçada do herói de Valência representa um sério percalço para o Benfica que vai obrigar a uma radical mudança de estratégia, como revelou Orlando Rodrigues: "A perda de Ruben vem alterar tudo aquilo que tinhamos planeado. Era com ele que contavamos para discutir a vitória final nesta corrida, visto tratar-se do corredor que reunia as melhores condições para levar por diante a nossa estratégia."

Apesar de desfalcado desta importante peça do naipe de elementos escolhidos para a ronda ribatejana, o Benfica nem por isso perdeu o ânimo para a luta e, muito pelo contrário, irá bater-se com o maior estoicismo, como salienta o director-desportivo Orlando Rodrigues: "Temos pela frente mais três etapas e agora não há outra alternativa que não seja a de estabelecer um novo plano que nos permita trabalhar com outra opção para disputar a vitória, da qual não abdicamos e pela qual iremos bater-nos com todas as nossas forças."

Numa etapa concluida em pelotão, e caracterizada por uma fuga a cargo de Isaicheve (Karpin) e Bouet (Agritubel), que se prolongou por mais de setenta quilómetros, tendo sido anulada a dez quilómetros da meta, o benfiquista melhor classificado foi Javier Benitez, que tentou disputar o 'sprint', mas ficou mal colocado e terminou em 17º lugar a 09 segundos do vencedor, Manuel Cardoso (Liberty).

Na geral a situação dos corredores do Benfica é a seguinte: 1º Manuel Cardoso (Liberty); 21º Javier Benitez, a 19s; 86º Pedro Lopes, a 48s; 99º Mário Costa, a 1m 12s; 100º Cândido Barbosa, a 1m 12s; 101º Rui Costa, a 1m 12s; 115º Bruno Castanheira, a 1m 57s; 133º Hélder Miranda, a 14m 02s.

Hoje corre-se a segunda etapa com partida de Rio Maior (11h00) e chegada a Benavente (15h34),na distância de 192,4 Km. um percurso plano que inclui três metas volantes (Cartaxo, Salvaterra e Samora Correia) estando a primeira passagem pela meta, para cerca das 14h12.


Fonte: Infordesporto 14/03/2008