CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Rui Carvalho (Crédito Agrícola/Alcobaça CC) foi o vencedor da Prova de Abertura de juniores que ontem se disputou em Benavente. O primeiro classificado cumpriu os 111,9 km do percurso em 2h49m27s, a uma excelente média de 39,622 km/h.

A corrida foi muito movimentada desde os quilómetros iniciais, havendo constantes ataques e tentativas de fuga. A escapada com maior duração foi a protagonizada por Cristiano Teixeira (CC Barcelos(AFF Electrodomésticos) e por Ricardo Sampaio (Cycles Oliveira-Esposende-Boavista). Os dois corredores chegaram a ter mais de 3 minutos de vantagem sobre o pelotão, onde o Crédito Agrícola/Alcobaça resolveu assumir as despesas da perseguição.

Entretanto, do grosso da coluna saltam quatro ciclistas: Rui Carvalho e Bernardo Carvalho (Crédito Agrícola/Alcobaça), André Mourato (Manuquímica/Ferrindal/Lousa) e David Silva (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos). Estes corredores alcançariam o duo da dianteira a cerca de dez quilómetros da chegada.

O entendimento foi bom entre o sexteto, mas os seus integrantes começaram a jogar os seus trunfos com vista a tentar o triunfo. André Mourato desferiu um ataque que foi anulado pela acção de Rui Carvalho. Este, já com a meta à vista, desferiu um forte golpe numa viragem da estrada em cotovelo, que foi o suficiente para que pudesse erguer os braços e conquistar a primeira corrida portuguesa do ano. No segundo lugar classificou-se André Mourato e no terceiro ficou David Silva.

A vitória de ontem é a segunda conquistada pela equipa Crédito Agrícola/Alcobaça em 2008, visto que o seu corredor Amaro Antunes ganhou, em Espanha, o 42º Circuito do Guadiana.

Classificações:
Geral Individual
1º Rui Carvalho (Crédito Agrícola/Alcobaça), 2h49m27s
2º André Mourato (Manuquímica/Ferrindal/Lousa), mt
3º David Silva (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos), mt
4º Bernardo Carvalho (Crédito Agrícola/Alcobaça), mt
5º Ricardo Sampaio (Cycles Oliveira-Esposende-Boavista), mt
6º João Correia (Santa Maria da Feira/E. Leclerc/Moreira Congelados), a 5s
7º Cristiano Teixeira (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos), a 23s
8º Bruno Faria (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos), a 56s
9º Luís Afonso (Silva & Vinha/ADRAP), a 1m01s
10º Hélder Ferreira (ACR Roriz-Pedal Clube/Givec), mt

Geral Colectiva
1º Crédito Agrícola/Alcobaça, 8h29m36s
2º CC Barcelos/AFF Electrodomésticos, a 4s
3º Cycles Oliveira-Esposende-Boavista, a 1m15s