O português Nelson Oliveira foi hoje o 13.º classificado no contrarrelógio de elite do Campeonato do Mundo de Estrada, disputado em Richmond, na Virginia, Estados Unidos da América.
O bairradino gastou mais 1m52s do que o bielorrusso Vasil Kiryienka, que venceu, com alguma surpresa, completando os 53,5 quilómetros do exercício individual em 1h02m29s. O corredor da Sky foi acompanhado no pódio pelo italiano Adriano Malori, a 9s, e pelo francês Jerôme Coppel, a 26s.
Nelson Oliveira começou mais lento, de acordo com a estratégia delineada à partida, tentando acelerar e recuperar posições com a passagem dos quilómetros. No entanto, da metade da prova para diante não conseguiu progredir como planeado. O corredor da Seleção Nacional/Liberty Seguros fez o 23.º tempo ao quilómetro 16, foi 11.º na cronometragem do quilómetro 27, caindo para 13.º ao quilómetro 40 e na chegada.
“Tentei regular o esforço na primeira parte, pensando que poderia recuperar na fase final. Acabei por pagar o desgaste da Vuelta e não cumpri o objetivo, que passava por melhor o sétimo lugar do ano passado. Estava muito vento e as subidas não eram suficientes para quebrar o ritmo aos roladores”, lamentou Nelson Oliveira.
O selecionador nacional, José Poeira, também considera que o percurso não era o mais favorável para as caraterísticas de Nelson Oliveira. “Quando vi o traçado percebi que não seria fácil concretizar a nossa ambição de fazer melhor do que há um ano. O Nelson andou muito bem, mas o tipo de percurso não permitiu chegar a outra posição”, frisa Poeira.
O 13.º lugar deixou Nelson Oliveira a três posições e a 20 segundos de garantir o apuramento imediato de Portugal para o contrarrelógio dos Jogos Olímpicos. No entanto, tendo em conta a atual posição de Portugal no ranking WorldTour, é provável que Portugal qualifique quatro corredores para a prova de fundo e um para o contrarrelógio do Rio de Janeiro, uma vez que é essa a quota a distribuir até ao 15.º posto do ranking.
As competições serão interrompidas nesta quinta-feira, data em que o circuito da prova de fundo estará fechado ao trânsito para que as diferentes seleções possam treinar no traçado, entre as 15h00 e as 17h00. Das 21h00 às 23h00, realiza-se a conferência para os juniores, em que os corredores jovens têm obrigatoriamente de participar se quiserem alinhar na prova de fundo.
As horas apresentadas estão de acordo com o horário de Portugal Continental.
Fonte: UVP/FPC, 23/09/2015