CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

pedro-pretoTrês dos cinco corredores da Seleção Nacional/Liberty Seguros que hoje competiram nas corridas por pontos do Campeonato da Europa de Pista, em Atenas, Grécia, chegaram à final. Pedro Preto, décimo classificado, conseguiu o melhor lugar absoluto.

A prova final de juniores contou com dois portugueses, Pedro Preto e José Sousa. O primeiro foi décimo classificado, com 4 pontos, enquanto José Sousa terminou na 19.ª posição, sem ter pontuado. O britânico Joey Walker sagrou-se campeão europeu.

Em sub-23, Rui Oliveira foi afastado na fase de qualificação, enquanto Miguel Amorim alcançou a final. Na corrida decisiva, o bracarense conseguiu 21 pontos, que lhe valeram o 14.º posto. A vitória foi para o bielorrusso Raman Ramanau.

“O Miguel Amorim teve um dos seus melhores desempenhos de sempre na corrida por pontos, com uma pontuação muito alta. O Pedro Preto e o José Sousa encontraram uma corrida muito rápida, na qual nenhum corredor conseguiu ganhar uma volta. Apesar disso, o Pedro conseguiu pontuar em dois sprints. Na qualificação, a Soraia Silva esteve na luta pelos pontos, mas não conseguiu apurar-se”, resume o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

Os seis corredores lusos presentes em Atenas vão correr nesta sexta-feira. Ivo Oliveira, em sub-23, e José Sousa, em juniores, iniciam o concurso de omnium. José Sousa e Pedro Preto alinham na qualificação de scratch para juniores, às 10h40, e, caso passem à final, voltam a correr às 16h35. Soraia Silva, em juniores, também competirá em scratch, com eliminatória marcada para as 11h20 e final para as 15h45. Em sub-23, Rui Oliveira e Miguel Amorim disputam o scratch de sub-23, com qualificação às 11h50 e final às 18h00.  

Nota: Os horários apresentados estão de acordo com a Hora de Portugal Continental.

Fonte: UVP/FPC, 16/07/2015