CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

portugaA Seleção Nacional/Liberty Seguros começa nesta terça-feira a participação no Campeonato da Europa de Pista para Sub-23 e Juniores, que vai decorrer, até domingo, no Velódromo Olímpico de Atenas, Grécia.

A equipa portuguesa é composta por três corredores de cada categoria. O selecionador nacional, Gabriel Mendes, convocou os sub-23 Miguel Amorim (US Créteil), Ivo Oliveira e Rui Oliveira (Liberty Seguros/Carglass), e os juniores Soraia Silva, José Sousa e Pedro Preto (Bairrada).

A Seleção Nacional/Liberty Seguros está na Grécia desde sábado, tendo completado em Atenas a preparação específica para o Europeu. “Sinto-me orgulhoso do trabalho e esforço que todos os atletas têm desenvolvido até aqui, alguns deles com bastantes contrariedades devido a quedas recentes. Não podemos também deixar de considerar que há cinco anos não tínhamos ciclismo de pista e que não estamos em pé de igualdade com as nações mais fortes, mas isso não será impeditivo para nós, existe um grande compromisso de todos os atletas em fazer uma participação com grande entrega e dignidade na busca das melhores performances”, afirma Gabriel Mendes.

No primeiro dia de competição, Portugal estará representado por três corredores, que vão dividir-se por duas disciplinas. Soraia Silva será a primeira a entrar em pista, correndo a qualificação de perseguição individual para juniores femininas às 9h00. A final está marcada para as 17h00. Na mesma disciplina, na categoria de sub-23 masculinos, Ivo e Rui Oliveira disputam a qualificação às 10h00, estando a final agendada para as 17h30. Ivo Oliveira vai ainda correr a prova de 1 km contrarrelógio, às 18h35.

“Estamos conscientes da diferença que nos separa das adversárias de outras nações, mas este Campeonato da Europa será importante para conquistar e desenvolver competências técnicas e táticas importantes para o futuro”, refere o selecionador nacional sobre as expectativas sobre o desempenho de Soraia Silva.

Quanto às perspetivas para as provas masculinas, Gabriel Mendes lembra que os gémeos Oliveira são estreantes na categoria de sub-23. Ivo Oliveira foi, contudo, campeão europeu e mundial júnior de perseguição individual, tendo, por isso, uma meta mais ambiciosa para esta terça-feira.

“A nossa meta para os sub-23 será um registo entre os 4m28s e os 4m32s. Se atingirmos desempenhos dentro destas margens temos bons indicadores evolução, o que não implica que amanhã não possamos fazer ligeiramente melhor que estas margens. A participação do Rui na perseguição individual visa a sua evolução na disciplina e a possibilidade de obtermos mais pontos para o ranking”, esclarece o selecionador. Um registo dentro da margem avançada pelo técnico, significaria, olhando à classificação do Europeu de 2014, um lugar entre o 7.º e o 11.º lugares.

A participação de Ivo Oliveira na prova de 1 km contrarrelógio tem como finalidade a preparação da participação do corredor no concurso de omnium.  

Nota: Os horários apresentados estão de acordo com a Hora de Portugal Continental

Fonte: UVP/FPC, 13/07/2015