A segunda etapa da Taça de Portugal de Ciclocrosse, hoje disputada em Jovim, Gondomar, assistiu ao triunfo dos corredores galegos na categoria de elite. Mauro González (CC Salvaterra de Miño) impôs-se em masculinos e Desiree Castro (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão).
Mauro González dominou com clareza a corrida masculina, cortando a meta ao fim de 1h00m31s de prova, menos 55 segundos do que Mário Costa (ASC/Focus Team), segundo classificado. O terceiro foi Vítor Santos (Quinta das Arcas/InterdesignXarão), a 3m52s do vencedor. O segundo posto valeu a Mário Costa a subida ao primeiro lugar do ranking.
Entre as senhoras, Desiree Castro e Isabel Caetano trocaram de posições face à prova anterior. Desta feita, a melhor foi a galega, que terminou a corrida com 45m49s, deixando a campeão portuguesa no segundo posto, a 1m39s. A terceira classificada foi Joana Monteiro (ASC/Focus Team). Na geral, Desiree Castro assumiu o comando, em igualdade pontual com Isabel Caetano.
Entre os juniores, a prova gondomarense permitiu o reforço do domínio do ciclistas que já tinha ganho na primeira etapa da Taça de Portugal, João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar), o mesmo sucedendo na categoria de juventude feminina, por intermédio de Zaida Martínez (CC el Rosal).
Pedro Costa (ASC/Focus Team) foi hoje o melhor cadete, mas a liderança permanece em posse de Nuno Costa (ASC/Focus Team). Raquel Queirós (ASC/Focus Team) venceu a corrida de cadetes femininas e assumiu o comando da geral.
Entre os veteranos impuseram-se Narciso Piñeiro (CC Spol), em masters 30, António Sousa (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão), em masters 40, António Garrido (TB Transportes Salvaterra de Miño), em masters 50, e Ângela Fernandes, em masters femininas.
A Taça de Portugal de Ciclocrosse continua no dia 14 de dezembro, em Torre Dona Chama.
Fonte: UVP/FPC, 30/11/2014