CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

daniela-reisEste sábado vai ser muito preenchido para a Seleção Nacional/Liberty Seguros que compete em Ponferrada, Espanha, nas provas de fundo do Campeonato do Mundo de Estrada. De manhã disputa-se a prova de juniores masculinos e a seguir ao almoço é a vez da corrida de elite feminina.

As duas corridas terão 127,4 quilómetros, resultantes de sete voltas ao circuito de 18,2 quilómetros. Os juniores começam a prova às 9h00 locais, enquanto o tiro de partida para a competição feminina está marcado para as 14h00 espanholas.

A Seleção Nacional/Liberty Seguros de juniores será composta por Tiago Antunes (dorsal 126), André Carvalho (127) e Rui Oliveira (128). Os três são estreantes em mundiais de estrada. Entre o jovem trio reina a expectativa, mas também a serenidade. “Gosto do percurso. O segredo será a boa colocação, mas tenho noção de que sem uma pontinha de sorte nada será possível. Apesar de ser a minha estreia na prova de fundo, estou, acima de tudo, tranquilo”, revela Tiago Antunes.

O medalhado de pista Rui Oliveira gosta do percurso, que “não é muito rolante nem demasiado a subir, embora seja mais seletivo do que eu pensava inicialmente. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para estar com os melhores, porque ambiciono um bom resultado. Terei de estar sempre bem colocado, mas será difícil, porque as estradas são estreitas e todos querem o mesmo”, afirma o corredor gaiense.

André Carvalho, neto de Carlos Carvalho, vencedor da Volta a Portugal de 1959, e campeão nacional júnior de fundo prefere encarar a participação com cautelas. “Mesmo que já tenha conseguido um terceiro lugar numa etapa da Taça das Nações, ainda não tenho grande experiência de competição a este nível. Só posso prometer que vou dar o meu melhor”, confessa o famalicense.

Daniela Reis (dorsal 130) será a única lusa presente na prova de fundo de elite feminina. Aos 21 anos, o mais importante para a ciclista de Sobral de Monte Agraço é ganhar experiência. “A prova de fundo é aquela para a qual tenho mais expectativas. Será nesta corrida que poderei comparar-me com as outras corredoras”, afirma Daniela Reis.

Fonte: UVP/FPC 26/09/2014