CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

mario-rodrigoA Seleção Nacional/Liberty Seguros iniciou hoje a participação no Campeonato do Mundo de BTT, que decorre em Hafjell, Noruega, até domingo com o 23.º lugar na prova de estafeta.

O quarteto luso foi composto por Mário Costa, Rodrigo Serafin, Joana Monteiro e Gonçalo Amado. Mário Costa foi o primeiro a entrar em pista, terminando a sua volta na 19.ª posição, o júnior Rodrigo Serafin correu na volta seguinte, passando o testemunho a Joana Monteiro no 21.º lugar. Coube a Gonçalo Amado, que iniciou a prestação no 24.º posto, cumprir a volta final, colocando Portugal no 23.º lugar, a 8m26s de França, que conquistou o título mundial, com um registo de 52m02s.

Além dos franceses, que conseguiram a medalha de ouro, o pódio completou-se com a Suíça, vice-campeã mundial de estafetas, a 45 segundos, e com a República Checa, terceira classificada, a 55 segundos.

“Tivemos dois percalços que nos fizeram perder algum tempo. O Mário Costa ficou retido numa embrulhada de corredores, logo no início, e o Rodrigo Serafin foi vítima de um salto de corrente. Assistimos incrédulos ao facto de algumas seleções não cumprirem o regulamento no que diz respeito à passagem de testemunho, sem que sofressem qualquer penalização. Estas situações levaram-nos a ficar quatro ou cinco lugares aquém do que seria expectável”, analisa o selecionador nacional, Pedro Vigário.

Portugal volta a estar representado nas provas desta quinta-feira. Ana Silvestre compete às 12h00 e Rodrigo Serafin corre às 14h00, ambos nas provas de juniores de XCO.

Fonte: UVP/FPC: 03/09/2014