A Seleção Nacional/Liberty Seguros compete com 13 corredores no Campeonato da Europa de Estrada, que vai realizar-se em Nyon, Suíça, entre quinta-feira e domingo.
A equipa portuguesa será composta por sete sub-23 e seis juniores, com a novidade de um dos elementos de sub-23 ser uma feminina, Daniela Reis (Acreditar/AC Malveira). Os outros sub-23 são Carlos Ribeiro e Joaquim Silva (Anicolor), Leonel Coutinho e Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM), Rafael Reis (Banco BIC-Carmim) e Ricardo Ferreira (Rádio Popular).
O selecionador nacional de estrada, José Poeira, convocou ainda seis juniores: André Carvalho e João Pereira (EC Carlos Carvalho), Ivo Oliveira e Rui Oliveira (Bairrada), Tiago Antunes (CC José Maria Nicolau) e Venceslau Fernandes (EC Venceslau Fernandes).
A competição começa com as provas de contrarrelógio. O exercício individual para sub-23 femininas está agendado para as 8h15 de quinta-feira, contando com a participação de Daniela Reis. No mesmo dia, às 13h00 inicia-se o contrarrelógio de juniores, no qual a Seleção Nacional/Liberty Seguros estará representada por Ivo Oliveira, Rui Oliveira e Tiago Antunes. Na sexta, a partir das 13h00, disputa-se o contrarrelógio de sub-23, com a participação de Rafael Reis e de Rúben Guerreiro. Todas estas provas terão 26,9 quilómetros.
Daniela Reis é a primeira lusa a competir nas provas de fundo, alinhando na corrida de sub-23 femininas, que terá 129,6 quilómetros e que começa às 7h30 de sábado. No mesmo dia, com igual quilometragem e tiro de partida marcado para as 13h15, disputa-se a prova de fundo para juniores, na qual participam os seis lusos convocados.
O sexteto de sub-23 masculino entra em cena na prova de fundo que vai realizar-se no domingo, a partir das 12h30, com 172,8 quilómetros de extensão.
“O Rafael Reis já deu mostras, no passado, de estar ao nível dos melhores do mundo nos contrarrelógios. Está numa fase crucial da sua maturação como corredor sub-23, conquistou recentemente o Campeonato Nacional e acredito que poderá bater-se pelos dez primeiros no contrarrelógio deste europeu. Nas provas de fundo, tentaremos estar sempre junto dos corredores mais bem colocados para podermos discutir os primeiros lugares. A Daniela Reis nunca participou num Europeu, pelo que queremos que aproveite ao máximo a experiência e que tente fazer o melhor resultado possível”, afirma José Poeira.
Fonte: UVP/FPC, 08/07/2014