CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

podio-finalO vianense César Fonte (Rádio Popular) redimiu-se hoje do mau contrarrelógio de ontem, vencendo a 14.ª Volta a Albergaria-a-Velha, o que lhe permitiu conquistar a edição de 2014 da Taça de Portugal Liberty Seguros de Elite. Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM) ganhou a Taça em sub-23 e Gaspar Gonçalves (Anicolor) impôs-se entre os sub-20.

Os 148,4 quilómetros, com partida e chegada em Alberaria-a-Velha, revelaram-se decisivos para encontrar o sucessor de Filipe Cardoso como detentor da Taça de Portugal Liberty Seguros de elite.

Aproveitando o facto de ser um homem rápido em chegadas empinadas, César Fonte disparou na rampa onde finalizou a Volta a Albergaria, conquistando a terceira vitória em cinco provas pontuáveis para a Taça de Portugal. Seguiram-se dois homens da Efapel-Glassdrive, o campeão nacional de fundo, Joni Brandão, e o basco Garikoitz Bravo, segundo e terceiro, respetivamente. A Taça coletiva vai para as vitrinas da OFM-Quinta da Lixa.

A vitória neste domingo permitiu a César Fonte recuperar o primeiro lugar na classificação geral da Taça, que terminou com 271 pontos. O espanhol Vicente García de Mateos (Louletano-Dunas Douradas) caiu para a segunda posição, com os mesmos 200 pontos do terceiro, Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM).

A Taça de Portugal de Sub-23 foi ganha, de forma folgada, por Rúben Guerreiro. O segundo foi Joaquim Silva e o terceiro Carlos Ribeiro, ambos da Anicolor, formação que venceu entre as equipas de clube.

Pela primeira vez, em 2014 foi atribuído o título na categoria de sub-23. A vitória foi para Gaspar Gonçalves (Anicolor), que antecedeu Paulo Silva (Liberty Seguros/Feira/KTM) e César Martingil (CC José Maria Nicolau) na classificação final.

Classificação
Albergaria – Albergaria, 148,4 km
1.º César Fonte (Rádio Popular), 3h42m58s
2.º Joni Brandão (Efapel-Glassdrive), mt
3.º Garikoitz Bravo (Efapel-Glassdrive), mt
4.º Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM), mt
5.º Manuel Arjona (Keith Mobil Partizan),mt
6.º Amaro Antunes (Banco BIC-Carmim), mt
7.º Joaquim Silva (Anicolor), mt
8.º Sérgio Bello (Froiz), a 4s
9.º David Rodrigues (Liberty Seguros/Feira/KTM), mt
10.º Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte), a 7s

Fonte: UVP/FPC, 22/06/2014