CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

podio-masculinoDavid Rosa (Liberty Seguros/Movefree) e a brasileira Raiza Henrique (Soul Riders) venceram hoje a quarta etapa da Taça de Portugal de XCO Liberty Seguros, que se disputou em Belas, Sintra.

O corredor de Fátima dominou a corrida masculina, gastando 1h41m44s para cumprir a prova. O campeão nacional, Mário Costa (ASC/Focus Team), foi o segundo classificado, a 2m17s. Ricardo Marinheiro fechou o pódio, a 2m29s do vencedor. O triunfo de hoje permitiu a David Rosa solidificar o comando na classificação geral de elite da Taça de Portugal Liberty Seguros.

A prova feminina, fortemente endurecida pela chuva, teve um pódio totalmente forasteiro. A brasileira Raiza Henrique foi a melhor, com 1h40m07s, seguida pela estoniana Maaris Meier (Saertex Portugal/Edaetech), a 2m40s, e pela espanhola Lucia Vazquez (Vicma Bike Team), a 4m55s. A melhor portuguesa foi a campeã nacional, Joana Barbosa (BMC/Sram/Póvoa de Varzim), quarta classificada, a 10m18s. Maaris Meier lidera a geral.

Miguel Arsénio (Craks do Pedal/Município de Coruche) ganhou a corrida de juniores, mas a liderança do troféu permanece em posse de Rodrigo Serafin (BTT Loulé/BPI), terceiro classificado em Belas. Ana Inácio (Spirantt/Ginásio Spald/Casa do Preto) impôs-se entre as juniores e aproximou-se da liderança na geral da galega Desiree Castro (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão), segunda classificada na corrida deste domingo.

António Azevedo (Escola Tomatubikers Famalicão) reforçou a hegemonina em cadetes, vencendo a quarta prova em outras tantas oportunidades. Na mesma categoria, mas no setor feminino, o triunfo foi para Marta Branco (Joane BTT/Trilhos Bike), que também ainda não conheceu outro resultado além da vitória.

Nas categorias de veteranos, Marco Sousa (Róódinhas/Santos Silva) foi o melhor master 30, Davide Inácio impôs-se entre os masters 40, António Silva (Saertex Portugal/Edaetech) venceu aos restantes masters 50 e Teresa Fernandes (Atlantic Service/Clube Xelb) ganhou a prova de veteranas.

A Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão triunfou por equipas.

Fonte: UVP/FPC, 22/06/2014