David Rosa continua a superar os recordes pessoais e nacionais, tendo hoje conseguido a 19.ª posição na prova de elite do Campeonato da Europa de cross country olímpico (XCO), disputada em St. Wendel, Alemanha, melhor resultado de sempre de um corredor português.
Depois de no Europeu de 2013 ter estabelecido o 24.º posto como o melhor resultado luso de sempre na prova de elite, David Rosa entrou hoje em pista motivado para suplantar esse resultado. Até metade da corrida fez uma prova em crescendo, chegou a rodar na 14.ª posição, mas quebrou um pouco nas duas últimas voltas, para fixar-se no 19.º lugar final, a 5m01s do francês Julien Absalon, vencedor do Europeu pelo segundo ano consecutivo.
“O David andou no grupo que discutiu o 11.º primeiro lugar, mas não conseguiu responder a dois ataques na fase final, mas concluiu nos 20 primeiros e melhorou a prestação relativamente ao ano passado, que era o objetivo delineado desde o início para a nossa participação neste Campeonato da Europa”, conta o selecionador nacional, Pedro Vigário.
Na luta pela medalha de ouro, Julien Absalon enriqueceu um impressionante palmarés que conta com dois títulos olímpicos e com quatro medalhas de ouro em Campeonatos do Mundo. O terceiro título europeu de Absalon foi conquistado numa disputa a dois com o suíço Fabian Giger, que só perdeu a roda do rival na última volta, terminando a 15 segundos do gaulês, que concluiu a prova em 1h44m03s. O terceiro foi o checo Jan Skarnitzl, a 39 segundos.
O campeão nacional de XCO, Mário Costa, foi o outro representante da Seleção Nacional/Liberty Seguros na prova de elite, concluindo o esforço na 43.ª posição, a 12m19s do primeiro classificado.
Joana Barbosa alinhou na prova de elite feminina, não conseguindo chegar ao final, uma vez que foi dobrada na terceira das cinco voltas, quando seguia na 39.ª posição. A corrida foi dominada pelas corredoras da Eslovénia, que conquistaram as medalhas de ouro e de prata.
A vencedora foi Tanja Zakelj, com 1h31m38s, menos 19 segundos do que a compatriota Blaza Klemencic, segunda classificada. A terceira foi a polaca Maja Wiloszczowska, a 1m05s.
“O balanço final deste Campeonato da Europa é positivo para Portugal. Continuámos a crescer com passos curtos mas firmes. Estão identificados áreas a trabalhar mais, mas os resultados são auspiciosos para o futuro, com destaque para a prestação dos nossos sub-23”, considera Pedro Vigário.
Fonte: UVP/FPC, 08/06/2014