A Seleção Nacional/Liberty Seguros participa, de 12 a 15 de junho, na Volta ao País Basco Feminina, uma das mais prestigiadas provas do calendário internacional.
A equipa lusa será composta por cinco corredoras: Ana Rita Vigário (BMC/Sram/Póvoa de Varzim), Celina Carpinteiro e Ilda Pereira (CC Ouriquense), Daniela Reis (Acreditar/AC Malveira) e Isabel Caetano.
O quinteto nacional terá a difícil tarefa de partilhar o pelotão com algumas das melhores corredoras mundiais, entre elas as três primeiras classificadas do último Campeonato do Mundo, Mariane Vos, Emma Johansson e Rossella Ratto, mas também Anna van der Breggen, Tatiana Guderzo, Emma Pooley ou Elisa Longo Borghini.
“Esta competição é importante para continuarmos a dar oportunidade às nossas corredoras de competirem a um nível mais elevado do que o nacional. Vamos encontrar as melhores corredoras do Mundo, pelo que será difícil lutar por resultados, mas não perdemos de vista uma participação digna”, afirma o selecionador nacional, Gabriel Mendes. O técnico revela ainda que, “em 2014, temos intenção de marcar presença no Europeu e no Mundial com representação feminina, pelo que estes testes são importantíssimos”.
A Volta ao País Basco tem quatro etapas e um total de 408,1 quilómetros. Começa, dia 12, com uma etapa de 88 quilómetros, com partida e chegada em Iurreta. No dia seguinte, com saída e meta em Oñati, as corredoras vão percorrer 113,7 quilómetros. A terceira etapa, entre Arrieta e Mungia, terá 91 quilómetros. A derradeira tirada vai partir e chegar em Ataun, sendo a mais longa de todas, 115,4 quilómetros. Tal como é apanágio de todas as competições no País Basco, esta “Emakumeen Bira” ficará marcada pela média montanha e por um sobe e desce constante.
Antes da participação na Volta ao País Basco Feminina, a Seleção Nacional/Liberty Seguros toma parte na Clássica Duranguesa, no dia 10 de junho.
Fonte: UVP/FPC, 04/06/2014