A Seleção Nacional/Liberty Seguros de BTT compete, entre quinta-feira e domingo, no Campeonato da Europa de cross country olímpico (XCO) e de estafetas (team relay), que vai realizar-se em St. Wendel, Alemanha.
O selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, convocou oito corredores para este compromisso internacional, que é um dos principais objetivos da presente temporada para a Seleção Nacional/Liberty Seguros.
Os convocados são os corredores de elite David Rosa (Liberty Seguros/Movefree), Mário Costa (ASC/Focus Team) e Joana Barbosa (BMC/Sram/Póvoa de Varzim), os sub-23 Gonçalo Amado (Rádio Popular), José Dias (Patocycles/Coluer/CP Retorta) e Joana Monteiro (ASC/Focus Team) e os juniores Rodrigo Serafin (BTT Loulé/BPI) e Ana Silvestre (Atlantic Service/Clube Xelb).
A primeira competição em que vão correr os portugueses é a prova de estafetas, na próxima quinta-feira, às 14h00. Nesta corrida, cada seleção apresenta-se com quatro elementos, tendo cada um deles de cumprir uma volta ao percurso. A equipa deve ter uma feminina, um elite, um sub-23 e um júnior.
No sábado, iniciam-se as corridas de XCO. As juniores femininas entram em pista às 8h00, os juniores competem às 10h30, as sub-23 às 13h00 e os sub-23 às 16h00. No domingo é a vez da elite, as femininas às 9h30 e os masculinos às 12h30. Os horários são apresentados de acordo com a hora de Portugal Continental.
“Temos como referência os resultados alcançados na edição transata do Campeonato da Europa e partimos com a ambição de os superar”, afirma Pedro Vigário. David Rosa foi o 24.º classificado na corrida de elite em 2013.
Fonte: UVP/FPC, 03/06/2014