CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Rúben Almeida (Pedalsempre/Movenotícias/Solintellysys) e a estoniana Maaris Meier (Saertex Portugal/Edaetech) ganharam hoje, em masculinos e femininas, respetivamente, a Maratona de Mortágua, segunda prova pontuável para a Taça de Portugal de Maratonas (XCM) Sport Zone.

O vencedor da prova masculina completou os 89 quilómetros da competição em 3h44m57s, demonstrando grande superioridade sobre todos os rivais, uma vez que o segundo classificado, Nuno Inácio (UCVNF/Soniturismo/Bike World), gastou mais 5m20s do que Rúben Almeida. O terceiro foi Renato Flórido (BTT Seia), a 5m21s.

A vitória de hoje permitiu a Rúben Almeida capitalizar da melhor forma a ausência do campeão nacional e vencedor da primeira etapa da Taça de Portugal Sport Zone, Tiago Ferreira, assumindo o comando da geral da Taça na categoria absoluta e na categoria de elite.

Entre as senhoras, Maaris Meier também se revelou muito mais forte do que toda a concorrência, concluindo os 76 quilómetros da prova feminina em 3h35m34s, menos 7m55s do que Tânia Neves (Galitos Ciclismo/Teka/Blackjack), segunda classificada. A terceira foi Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI), a 10m43s. A segunda posição foi suficiente para Tânia Neves continuar na liderança da classificação geral feminina.

Nuno Inácio, segundo na classificação absoluta em Mortágua, conseguiu, com este desempenho, igualar Renato Flórido no topo da geral da Taça em masters 30. José Rosa (Ser e Parecer Team) ganhou em masters 40 e, assim, reforçou o comando da geral do troféu nesta categoria.

Carlos Lima (EDV-VEB-Vianacycles) impôs-se em masters 50, contribuindo para animar uma categoria em que o equilíbrio é a tónica dominante, já que os três primeiros na geral, Carlos Lima, João Marques (BTT Seia) e António Apolo (Clube BTT Conceição de Faro), empatados no topo da classificação. Carlos Correia (BTT Loulé/BPI) mantém o domínio em masters 60. Elisete Sousa (BTT Loulé/BPI) ganhou entre as veteranas e reforçou a liderança. O BTT Seia ganhou por equipas, cimentando a liderança coletiva.

A Maratona de Mortágua também pontuou para a Taça de Portugal de Paraciclismo, coroando Ricardo Gomes (UCVNF/Soniturismo/Bike World) em classe D.

A Maratona de Estremoz estreia-se no calendário da Taça de Portugal de Maratonas Sport Zone no dia 4 de maio, sendo a próxima corrida pontuável para o troféu.

Fonte: UVP/FPC, 13/04/2014