CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Os corredores estrangeiros evidenciaram-se na primeira prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) Liberty Seguros, hoje disputada em Marrazes, Leiria, com vitória do espanhol José Ruiz (Scott Team XC) e da polaca Paula Gorycka (4F Racing Team) na categoria de elite.

O pódio masculino falou maioritariamente castelhana, com David Rosa (Liberty Seguros/E. Marques e Rosa/Movefree), na segunda posição, a 18 segundos de José Ruiz a salvar a honra nacional. O terceiro foi antigo profissional de estrada Pedro Romero (Extremadura MTB Team), a 1m15s do compatriota e primeiro classificado. O melhor sub-23 da competição foi o japonês Toki Sawada (Bridgestone Anchor), sexto na classificação absoluta.

Entre as senhoras, o domínio forasteiro ainda foi mais intenso. A polaca Paula Gorycka foi a melhor, com a compatriota de categoria sub-23 Zur Moika (4F Racing Team) na segunda posição, a 51 segundos, e com a espanhola Lucia Crespo (Vicma Bike Team) a fechar o pódio, a 1m07s da vencedora. A melhor portuguesa foi Joana Barbosa (BMX/Sram/Póvoa de Varzim), quinta classificada, a 7m22s.

Rodrigo Serafin (BTT Loulé/BPI) e Ana Inácio (Spirantt/Ginásio Spald/Casa do Preto) foram os melhores juniores. Rafael Oliveira (Spirantt/Ginásio Spald/Casa do Preto) e Marta Branco (JoaneBTT/Trilhos Bike) ganharam as provas de cadetes.

Nas categorias de veteranos, os melhores foram Marco Sousa (Róódinhas/Santos Silva) em masters 30, António Sousa (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão) em masters 40 e António Silva (Saertex Portugal/Edaetech) em masters 50.
Coletivamente impuseram-se os sintrenses da formação Spirantt/Ginásio Spald/Casa do Preto.

A pista de Marrazes também recebeu o arranque da Taça de Portugal de XCO de paraciclismo para corredores com deficiência auditiva. Entre os três participantes, o melhor foi Ricardo Gomes (UCVNF/Soniturismo/Bike World).

Fonte: UVP/FPC, 30/03/2014