A época da Seleção Nacional/Liberty Seguros de cross country olímpico (XCO) começa já no próximo domingo, com a participação de oito corredores portugueses no Grande Prémio Cidade de Valladolid, prova do Open de Espanha e de classe 2 mundial.
O selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, convocou para esta competição os ciclistas de elite David Rosa (Liberty Seguros/E. Marques e Rosa/Movefree), Mário Costa (ASC/Focus Team) e Rúben Almeida (Pedalsempre/Movenotícias/Solintellysys), os sub-23 José Pedro Dias (Pato Cycles/Coluer/CP Retorta) e Ana Tomás (BTT Seia) e os juniores Ana Rita Inácio (Spirant/Ginásio Spald/Casa do Preto), André Moreira (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão) e Bruno Machado (Seissa/Roriz/Matias e Araújo/Frulac).
Esta será a primeira de duas incursões da Seleção Nacional/Liberty Seguros a Espanha, antes de a equipa nacional começar a participar em provas da Taça do Mundo, o que acontecerá em maio. Os objetivos são, nesta fase, mais de preparação, embora a procura de resultados não seja descurada.
“Antes de mais queremos verificar em que ponto estamos, comparativamente com os corredores espanhóis e os ciclistas de outras nacionalidades que também estarão presentes em Valladolid. Por outro lado, será importante para dotar os nossos atletas de rodagem competitiva”, avança Pedro Vigário.
As femininas competem às 9h00 (hora portuguesa), enquanto os masculinos entram em pista duas horas depois.
Fonte: UVP/FPC, 12/03/2014