CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Mário Saldanha, manifestou-se "feliz" por confirmar a contratação do espanhol Moncho Lopez para o cargo de seleccionador nacional até ao Europeu de 2009.

"É com muito orgulho que posso confirmar que Moncho Lopez é o novo seleccionador nacional. Estou muito feliz pelo basquetebol português", disse Mário Saldanha à Lusa.

O presidente da FPB disse que Moncho Lopez, vice-campão europeu com a Espanha em 2003, adequa-se ao perfil que procurava para treinar a selecção portuguesa: "É um seleccionador jovem, com provas dadas. Temos o homem".

"Moncho Lopez é um jovem que já foi seleccionador da selecção campeã do Mundo. É uma pessoa com grande experiência, porque trabalhou muitos anos na federação espanhola e em alguns clubes da ACB, para mim, o segundo melhor campeonato do Mundo", explicou o dirigente.

Mário Saldanha afirmou que foi "buscar um treinador com um currículo muito bom para um país que tem muitas dificuldades no basquetebol", em que "os atletas têm de fugir para jogar nas divisões secundárias de outros países".

O líder federativo considerou que o nono lugar de Portugal no Europeu de 2007, disputado em Espanha, pesou na decisão de Moncho Lopez aceitar dirigir a selecção lusa.

"Não foi só pela simpatia de sermos portugueses, de ele morar na Galiza e da mulher gostar muito de Lisboa, que aceitou ser o novo timoneiro da selecção portuguesa. Viu que poderá haver uma margem de progressão na nossa selecção", defendeu.

O novo seleccionador luso deverá assinar contrato na sexta-feira e no sábado estará já em Veneza, Itália, para assistir ao sorteio da fase de qualificação para o Europeu de 2009, que se vai disputar na Polónia.

Após ter levado Portugal ao nono lugar no Europeu de 2007, em Espanha, o ucraniano Valentyn Melnychuk aceitou um convite para regressar a casa e treinar a selecção do seu país.

A escolha da Federação Portuguesa de Basquetebol acabou por recair sobre o espanhol Moncho Lopez, que, apesar de ter apenas 38 anos, tem bastante experiência como treinador.

Com passagem por diversos clubes espanhóis, o grande momento da carreira de Moncho Lopez foi a conquista da medalha de prata com a selecção de Espanha no Europeu de 2003.

Fonte: Lusa