CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A Taça de Portugal de Basebol – Sénior Masculino 2008 (TPB’2008) decorreu este fim-de-semana, dias 13 e 14 de Setembro, em Abrantes, no Campo de Basebol da Cidade Desportiva de Abrantes.

A TPB’2008 foi disputada por três equipas, sendo elas a Associação Académica de Coimbra (AAC); a Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (AEESTA – Lobos) e os White Sharks Almada Beisebol Clube da ESEN.

Á semelhança dos anos anteriores, a TPB’2008, continua a ser organizada no único Campo de Basebol do país, num modelo de concentração, em que todas as equipas jogam todas contra todas, apurando-se o vencedor através do número de vitórias.

No dia 13 de Setembro teve início esta competição, sendo as equipas dos Lobos de Abrantes (AEESTA) e a AAC as primeiras a jogarem e a abrirem esta competição.

Este primeiro jogo foi repleto de emoção até ao sexto inning, altura em que a AAC conseguiu o seu ponto da vitória. O jogo iniciou-se melhor para a equipa da casa, que abriu o marcador logo no 1º inning com 2 pontos.

Os Lobos mantiveram-se em vantagem até ao 5º inning altura em que a AAC marcou os seus 2 primeiros pontos, empatando o jogo.

O sexto inning foi decisivo para a AAC que conseguiu marcar 3 pontos e assim vencer o 1º jogo. A AEESTA ainda conseguiu marcar mais duas corridas, mas não foi suficiente. De ressalvar a qualidade do jogo, em que se notou claramente que ambas as equipas treinaram bastante, dai terem conseguido proporcionar ao público que assistia um bom espectáculo.

O segundo jogo, entre a AAC e os White Sharks foi um pouco menos equilibrado, terminando com a vitória dos White Sharks sob a AAC por 12 – 5. No 1º inning ambas as equipas marcaram pontos, mas os White Sharks conseguiram começar com uma vantagem mínima 2 – 1.

O 3º e o 4º inning foram melhores para a AAC que marcou 2 pontos em cada inning. No 5º inning deu-se uma reviravolta no marcador e os White Sharks conseguiram passar para a frente, marcando 5 corridas, tendo sido três delas proporcionadas pelo home run de Marco Marques.

No último inning os White Sharks ainda conseguiram marcar mais 5 pontos, encerrando o marcador e vencendo o jogo com uma vantagem considerável. White Sharks vs Lobos foi o jogo de encerramento deste primeiro dia de competição. Este último jogo foi, à semelhança dos anteriores um bom espectáculo de basebol e bastante renhido até ao final.

Os White Sharks abriram o marcador no 1º inning com 2 pontos e no 2º inning os Lobos marcaram também, mas apenas um ponto. No 3º inning ambas as equipas marcaram 2 pontos, mantendo-se assim os White Sharks na frente com uma diferença de um ponto.

A AEESTA deu o seu melhor e no 4º inning consegui marcar os 5 pontos que lhe conferiu a vitória sob os White Sharks. No 5º inning os Lobos marcaram mais uma corrida e os White Sharks ainda conseguiram reduzir a diferença marcando 3 pontos. Nos dois últimos innings não entraram mais pontos, nem para os Lobos, nem para os White Sharks e o jogo terminou com a vitória dos Lobos por 9 – 7.

Ao fim deste primeiro dia de competição o balanço era muito positivo. Todas as equipas haviam conseguido uma vitória, encontrando-se todas empatadas, o que demonstra claramente que todas elas melhoram o seu nível, garantindo assim um bom
espectáculo. No domingo, dia 14 de Setembro, encontrava-se tudo em aberto, qualquer uma das equipas poderia vencer a edição deste ano da Taça de Portugal de Basebol.

O primeiro jogo entre White Sharks e AAC começou melhor para esta última que marcou o seu primeiro ponto no 2º inning. Contudo os White Sharks conseguiram marcar 2 pontos no 3º inning e passaram para a frente. Até ao 6º inning os White Sharks conseguiram marcar mais 4 pontos e no 6º inning marcaram mais 1 ponto, sendo que a AAC apenas conseguiu mais 2 pontos.

Neste jogo, o atleta Marco Marques conseguiu novamente, à semelhança do dia anterior, fazer um home run, ajudando a sua equipa a aumentar a vantagem. O jogo terminou no 7º inning com a vitória dos White Sharks por 7 – 3.

Os White Sharks encontravam-se agora em vantagem ante as outras duas equipas com duas vitórias. Mas a AAC conseguiu também a sua segunda vitória, no segundo jogo, do segundo dia de competição, deixando tudo em aberto até ao último jogo. O jogo entre AAC e Lobos terminou no 6º inning, com um resultado de 11 – 1 a favor da AAC.

A AAC abriu o marcador no 1º inning com 4 pontos e foi marcado pontos até ao 6º inning. O único ponto dos Lobos foi conseguido no 3º inning. Uma vez que no 6º inning a diferença de pontos entre as duas equipas era igual a 10 pontos, o jogo terminou por KO, sem ser necessário jogar o último inning.

O 3º e último jogo da TPB’2008, entre Lobos e White Sharks, foi o jogo decisivo para se apurar o vencedor. Até ao momento, tanto os White Sharks como a AAC haviam conseguido duas vitórias e os Lobos apenas uma.

Os Lobos entraram bem no jogo, marcando 3 pontos no 1º inning, mas os White Sharks conseguiram logo no 3º inning marcar 8 pontos. O jogo viria a terminar no 5º inning, devido a uma diferença superior a 10 pontos entre as equipas, com a vitória dos White Sharks por 16 – 3.

Ao vencerem este último jogo, os White Sharks conseguiram a sua 3ª vitória e consagraram-se vencedores da edição de 2008 da Taça de Portugal de Basebol – Sénior Masculino. Esta competição organizada pela Federação Portuguesa de Basebol e Softbol foi um sucesso na espectacularidade dos jogos, no nível demonstrados pelas equipas, no bom trabalho efectuado pela equipa de arbitragem e também pelo público presente.

2008, UM ANO ESPECIAL PARA OS WHITE SHARKS

Três troféus conquistados até ao momento. Sem dúvida que o ano de 2008 tem sido um ano inédito dos White Sharks, que até ao momento já ganharam 3 troféus, um deles proveniente de uma participação internacional dos White Sharks.

Os White Sharks conseguiram a “dobradinha”, algo que já não sucedia a alguns anos com nenhum clube. São os actuais Campeões Nacionais de Basebol e venceram também, este fim-de-semana, a Taça de Portugal de Basebol, conquistando assim os dois títulos mais importantes do basebol e que desde a sua constituição como equipa ainda nunca tinham alcançado.

No entanto os White Sharks Almada Beisebol Clube da ESEN não são só vencedores a nível nacional, pois a sua recente participação internacional valeu-lhe mais um troféu e um título. A equipa de Almada esteve presente na Suíça, de 5 a 7 de Setembro, para participar no 2º Torneio Internacional de Monthey, organizado pelo clube dos Aguilas de Monthey.

Os White Sharks disputaram três jogos, vencendo dois deles, o que lhes deu acesso à final contra a Sélection Romande, a qual viriam a vencer por 7 – 2. Os nosso parabéns aos White Sharks pela excelente época que têm vindo a fazer, fruto de trabalho árduo e muita dedicação.

Fonte: FPBS 15/09/2008